OPINIÃO
18/02/2014 11:53 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Qual o tamanho ideal de saia para evitar assédios?

É provável que você já tenha visto a imagem abaixo circulando pela internet. Batizada de Judgements (em português, julgamentos), a foto foi feita pela artista Rosea Posey com a intenção de denunciar os preconceitos e as ofensas estereotipadas que as mulheres escutam por causa de suas roupas. "Toda vez que saio de casa com um shorts curto ou um decote, fico preocupada se serei vítima de assédio sexual", disse Posey ao Huffington Post canadense.

garota saia

De maneira irresponsável e equivocada, a forma como as mulheres se vestem é apontada como a culpada por gerar violências sexuais. Governos e entidades religiosas praticam a culpabilização da vítima. Recentemente, um estudo na Arábia Saudita (onde as mulheres usam o xador, vestimenta que cobre todo o corpo, com exceção dos olhos) mostrou que os homens acreditam que o uso de maquiagem é uma das causas do aumento de casos de assédio sexual. A culpa é de todos, menos dos verdadeiros culpados: os assediadores e agressores.

garota saia

À convite da OLGA, a ilustradora Anna Mancini fez uma versão da foto acima. As categorias foram todas substituídas por "asking for it" ("ela estava pedindo"). É que, na verdade, o tamanho da saia pouco importa se o agressor tem a intenção de assediar e a certeza de impunidade.

Nota do editor

Pra continuar a discussão feminista: pode aloprar só porque é a Rachel Sheherazade? Este texto aqui também circulou muito neste início de fevereiro:

- Em defesa de Rachel Sheherazade, por Amanda Previdelli

Lucas Pretti