OPINIÃO
11/04/2015 13:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

7 dicas úteis para novatos em fitness

Shutterstock / Alan Poulson Photography

Muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, eu era estudante universitário jovem e ingênuo e estava começando a me envolver com fitness, com muito entusiasmo. Em vez de concentrar minha atenção na matéria de Introdução ao Marketing, eu estava mais interessado em passar na Introdução ao Fitness.

Com a obsessão de correr atrás do corpo ideal com que eu sonhava, desperdicei anos de experiências que poderia ter vivido e deixei de vivenciar relacionamentos que teriam sido valiosos.

Ser novato no fitness pode ser um pouco avassalador.

É muito fácil embarcar numa espiral de informações intermináveis. Quando você se dá conta, sua cabeça já está confusa com o excesso de informação e você nem sequer chegou até a academia ou comeu sua primeira refeição saudável. Antes de se deixar sugar pelo vórtice da sobrecarga de informações, use os sete princípios que apresento abaixo para criar uma base totalmente sólida de fitness.

1. A magia está em seus hábitos e comportamentos diários

Você pode querer perder sete quilos até o final do ano, mas não bastará acertar a bola com a raquete uma vez para jogar seu excesso de peso para longe. Muitas vezes agimos na esperança de conseguir um grand slam. Queremos empreender uma ação apenas e ver todos nossos problemas desaparecer, como que num toque de mágica.

O que você faz diariamente é o que produz resultados, e não o que você faz ocasionalmente. Perder sete quilos pode ser a meta, mas ela não vai virar realidade a não ser que você se concentre em executar os hábitos e comportamentos corretos diariamente.

Seu futuro se converte em sua realidade quando você se mantém presente com suas ações.

2. Siga o princípio 80/20

No mundo dos negócios, o princípio de Pareto, conhecido como a "regra de 80/20", afirma que 20% de seus clientes representam 80% de suas vendas. Vinte por cento de seu tempo leva a 80% de seus resultados.

A "regra de 80/20" é sua melhor amiga no fitness. Em vez de tentar implementar cada dica com que você se depara, virando sua vida de ponta-cabeça, selecione apenas as dicas que garantem os maiores resultados em troca do esforço feito.

Reflita sobre o que é o 20% no fitness que lhe garantirá 80% de seus resultados. Esses 20% são compostos dos elementos básicos (dormir bem, boas escolhas alimentares, etc.). Os elementos básicos resistem à prova do tempo. Seu objetivo é conseguir os melhores resultados de suas ações, em troca do menor esforço empreendido.

3. Há muitos caminhos diferentes que levam à alimentação saudável

Em certa época eu me empanturrava diariamente de peito de frango cozido com pouco tempero e doses de azeite de oliva que eu engolia como se fosse tequila.

Isso me dava prazer?

Não, mas eu achava que era a melhor coisa a fazer, já que eu via os profissionais e os levantadores de pesos hardcore fazendo isso.

Existem muitos tipos de transporte que podem levá-lo do ponto A ao ponto B, e a mesma regra se aplica à nutrição. Não existe um modelo "tamanho único" de nutrição que deva ser seguido por todos. Não importa qual seja a dieta, todas partem da mesma filosofia fundamental: consumir menos alimentos processados e mais alimentos densos em nutrientes.

Essa filosofia geral abrange 90% da equação. Os 10% restantes são a parte em que todas as dietas tendem a definir regras esdrúxulas. Concentre-se nos seus 90% e que os 10% sejam o que lhe parecer apropriado. Seja rígido com suas escolhas alimentares (90%), e não com o timing da alimentação (10%).

O mais importante a lembrar é que qualquer dieta precisa agradar a seu paladar e combinar com seu estilo de vida.

4. O sono é seu maior aliado

Se for preciso optar entre dormir ou fazer uma sessão extra de malhação, o sono deve ter precedência, 100% do tempo. O sono é seu trunfo silencioso, que não recebe a atenção que tanto merece.

Não dormir o suficiente pode afetar nossos hormônios, estado de ânimo e vontade de comer, e tudo isso leva ao aumento de peso.

Antes de planejar um programa detalhado de exercícios, não deixe de comprometer-se com um programa de sono. Os resultados e avanços acontecem quando você foca o descanso e a recuperação. Procure desligar seus aparelhos eletrônicos uma hora e meia ou duas horas antes de ir para a cama. Para adormecer mais facilmente, leia um livro (não um e-book), deixe seu quarto o mais escuro possível, faça sexo ou experimente meditar, mesmo que seja por apenas dez minutos.

5. Encontre um programa de exercícios que lhe dá prazer e que seja adequado às suas metas específicas

Seus amigos podem curtir CrossFit, treino de circuitos ou levantamento de pesos, mas, se essas atividades lhe dão zero de prazer, procure outra coisa a fazer. É pouco provável que você leve um programa de exercícios adiante no longo prazo se detestar praticá-lo. A força de vontade é finita e acaba abandonando-o.

Comece experimentando vários tipos de treino e exercícios, até identificar algo que seja prazeroso e ao mesmo tempo o ajude a alcançar suas metas.

6. É permissível (e até incentivado) não tentar seguir suas regras alimentares 100% do tempo

Dizer "não" a tentações alimentares para continuar comprometido com sua meta é uma coisa, mas deixar de sair com amigos para não sentir-se culpado por sair de sua dieta é outra coisa inteiramente. Comprometer-se com o fitness não significa ficar prisioneiro de sua própria dieta.

No esquema maior da vida, uma fatia de bolo ou dois cálices de vinho ocasionais não vão estragar todo um esforço e trabalho feito de hábitos diários saudáveis.

Somos humanos, não robôs!

7. Seu corpo não determina seu valor como ser humano

Antigamente eu me comparava com capas de revistas, atletas e modelos de fitness e dizia a mim mesmo que não seria bom o suficiente enquanto não alcançasse o nível deles.

Quando nos comparamos a outro, enxergamos apenas aquilo que o outro possui e que nós queremos.

Não enxergamos o que falta ao outro. Nosso valor próprio não está vinculado ao tamanho de nosso bíceps, a uma barriga tanquinho, ao tamanho de roupa que vestimos, à pernas torneadas ou qualquer outra medida externa que possa existir.

Um visual saudável é valioso, mas jamais entregue seu cartão de valor próprio a ninguém, nem deixe que número algum determine seu valor.

Pergunta para você: Qual é outra dica que pode ser útil a alguém que está começando com fitness e quer seguir o caminho correto? Deixe seus comentários abaixo.

Para saber mais sobre Julian e como construir o corpo de seus sonhos ao mesmo tempo em que deixa sua marca gravada sobre o universo, vá para ''The Art of Fitness and Life' e receba seu kit gratuito de ferramentas para se iniciar nessa jornada.

Siga Julian Hayes II no Twitter:

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

VEJA TAMBÉM:

24 dicas para combater o estresse