OPINIÃO
11/09/2014 12:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

É hora de salvar o mundo: novas séries de super-heróis chegam à TV

Os heróis dos quadrinhos sempre despertaram fascinação em seu público por onde suas histórias fossem contadas. Junto com o cinema, a televisão americana ganhou representações de homens e mulheres com superpoderes, capazes de defender a Terra de seus piores inimigos.

Divulgação

Os heróis dos quadrinhos sempre despertaram fascinação em seu público por onde suas histórias fossem contadas. Junto com o cinema, a televisão americana ganhou representações de homens e mulheres com superpoderes e disfarces criativos, capazes de defender a Terra de seus piores inimigos.

Os principais impulsionadores da inclusão dos HQs na cultura pop foram a DC Comics e a Marvel - a última conta até hoje com o apoio de Stan Lee. Antes mesmo da cultura geek se tornar um fenômeno mundial e produções como "Os Vingadores" e "O Homem de Ferro" arrecadarem cifras milionárias, os heróis já haviam conquistado o seu espaço na televisão.

Séries como "Batman & Robin" (1966-1968), "The Amazing Spider-Man" (1977-1979), " O Incrível Hulk" (1977-1982), "A Mulher Maravilha" (1975-1979) e "As Aventuras do Super-Homem" (1951-1953) foram responsáveis por difundir a imagem do salvador misterioso e onipotente para milhares de pessoas (saiba mais sobre estes seriados aqui). Até o Brasil recebeu uma versão nacional do gênero com "Capitão 7", exibida de 1954 a 1966 pela TV Record.

Com o passar dos anos, o interesse pelo tema perdeu força. A década de 1980 abria caminho para o desenvolvimento da ficção científica com filmes de grande aceitação pela de crítica, entre eles "Star Wars: O Império Contra-Ataca" (1980), "O Iluminado" (1980) e "E.T, o Extra Terrestre" (1982).

Na TV, o gênero só despertou novamente a atenção do público com a criação de "Lois & Clark" (1993-1997) e "Smallville" (2001-2011). O último foi rapidamente aceito pelos fãs dos quadrinhos ao explorar a história do Super-Homem com um novo olhar, o da adolescência do personagem. Mais uma vez as aventuras de Clark Kent eram um sucesso instantâneo.

Estes shows abriram caminho para outras empreitadas: "Heroes" (2006-2010), que ganhará um revival na NBC em 2015, optou por apresentar um trama original, em que pessoas comuns descobrem habilidades sobrenaturais.

Atualmente, a DC Comics investiu em três séries com um potencial tentador: "Arrow" (2012-) mostra a evolução do Arqueiro Verde/Oliver Queen e debate a construção do herói. O spin-off da série, "The Flash" (estreia em 7 de outubro nos EUA), explora mais uma vez a história de outro personagem icônico dos quadrinhos. Além de crossovers recorrentes, ambas as atrações irão apresentar a formação da Liga da Justiça.

Produzida pela Fox, "Gotham" (lançamento previsto para 22 de setembro na programação americana), contempla a jornada do Comissário Gordon, interpretado por Benjamin McKenzie (The O.C.) na cidade que luta contra a corrupção policial e a ação da máfia. Na época, Bruce Wayne é apenas um menino que presencia o assassinato de seu pai (confira a crítica do episódio piloto).

Já a Marvel investe em uma atração baseada na saga dos agentes de uma organização supersecreta dos EUA. "Agents of S.H.I.E.L.D." recebeu representatividade com os recentes filmes da franquia no cinema, onde Phil Coulson (Clark Gregg) conquistou a confiança dos Vingadores. A suposta morte do personagem é o grande tema da série: como ele retornou à vida? Stan Lee e Samuel L. Jackson realizaram participações especiais na trama, que está intimamente ligada aos acontecimentos dos recentes dos filmes lançados pela empresa. Em "Capitão América: O Soldado Invernal", a Hydra quase alcançou os seus planos de dominação mundial. Na TV, os agentes conseguiram combater a ameaça de sua própria maneira. É bom saber, que para o bem-estar da humanidade, nem todos os heróis precisam de poderes, apenas de boas intenções.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS DIVERSÃO NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Super-Heróis ou roqueiros? Veja Fotos