OPINIÃO
15/07/2014 17:50 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Vamos sentir saudades da Copa

A Copa do Mundo do Brasil surpreendeu a todos, em especial ao brasileiros, e mais especialmente ainda aos que não acreditam no potencial e na força do povo brasileiro - este, sim, o grande responsável por uma das mais fantásticas Copas em muitos anos.

YASUYOSHI CHIBA via Getty Images
Brazil's fans look on a screen displaying Brazil's forward Neymar singing his national anthem as they watch the Round of 16 football match between Brazil and Chile at Mangueira samba school in Rio de Janeiro on June 28, 2014, during the 2014 FIFA Football World Cup. AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA (Photo credit should read YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

Ainda vamos sentir saudades desta Copa do Mundo.

Desta Copa que alguns amargos não queriam, da qual muitos corruptos tiraram proveito e que encheu nossos olhos e corações dos mais diversos sentimentos: da alegria à tristeza profunda.

Mas uma Copa do Mundo é mais do que a seleção do nosso país, muito mais do que estádios e do que obras públicas (ainda inacabadas). Uma Copa do Mundo é uma festa do futebol mundial.

Vimos seleções de todos os continentes disputando belas partidas de futebol (com raríssimas exceções).

Vimos defesas de goleiros espetaculares, gol de artilheiros fenomenais e jogadas de craques.

Claro que houve erro de arbitragem, que houve gafes políticas, que houve tentativa de exploração política do evento (mas só enquanto o Brasil estava ganhando - depois ameaçaram intervir na CBF).

Uma Copa do Mundo se faz com gente do mundo todo, fantasiada, uniformizada, embalada pela alegria do futebol (que, ficou mais do que provado, não necessita de torcidas organizadas).

Torcedores felizes e bem educados fazem a festa, sempre.

Uma Copa do Mundo se fez, no Brasil, principalmente pela organização da Fifa (mesmo que tenha cobrado bem caro por isso: lucro de US$ 10 bilhões, livres de impostos). E se faz com grande partidas de futebol, como vimos especialmente nas eliminatórias e finais.

O espetáculo do futebol foi pleno, sem medo de ser feliz, graças a centenas de jogadores que jogaram com devoção, alma e coração, a cada confronto. Com lealdade (quase sempre) e com amor às camisas dos seus países, acima de tudo.

Uma Copa do Mundo é uma belíssima festa das torcidas, assim como é dos jogadores e comissões técnicas - mesmo que só uma seleção possa se consagrar campeã.

A Copa do Mundo do Brasil surpreendeu a todos, em especial ao brasileiros, e mais especialmente ainda aos que não acreditam no potencial e na força do povo brasileiro - este, sim, o grande responsável por uma das mais fantásticas Copas em muitos anos.

Ainda vamos sentir muitas saudades desta Copa, mesmo derrotados em campo, como fomos.

Quando teremos outra?

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS COPA NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Os melhores memes da Copa 2014 Veja Fotos