OPINIÃO
03/06/2014 17:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Quantas voltas uma criança de 1 ano dá em torno de um campo de futebol?

Em pouco mais de 40 anos passamos de um país de crianças subnutridas para um país de crianças obesas, com taxas crescentes e já elevadas de sobrepeso nas crianças - estamos educando desastrados digitais.

Getty Images

Uma criança de 1 a 2 anos dá cerca de 9.000 passos por dia. Nos passinhos que ela consegue dar, são 5 ou 6 voltas em torno de um campo de futebol. Andar, correr, movimentar-se, exercitar são fundamentais para a criança desenvolver a musculatura e o equilíbrio necessário para suportar o corpo para o resto da vida.

A Copa do Mundo constitui uma oportunidade para refletir sobre a importância das atividades físicas também na primeira infância. Vale lembrar que estamos falando aqui de oportunidades para se mexer - não em aulas de ginástica, balé ou natação.

Em pouco mais de 40 anos passamos de um país de crianças subnutridas para um país de crianças obesas, com taxas crescentes e já elevadas de sobrepeso nas crianças. Em testes de habilidade motora ampla e fina nossas crianças estão ficando cada vez mais para trás nas escalas de desenvolvimento - estamos educando desastrados digitais.

Cada vez mais os estudos científicos corroboram a importância dos exercícios físicos para a saúde física e mental. Há evidências sólidas sobre os benefícios generalizados do exercício físico. Por exemplo, se as crianças tivessem 5 a 10 minutos de exercícios adequados entre cada hora de aula seu rendimento escolar seria significativamente superior. Desses estudos têm surgido importantes recomendações para pais e educadores.

Crianças de 2 a 4 anos devem ter pelo menos 30 minutos por dia de atividades físicas estruturadas e de 4 a 6 anos, de pelo menos 60 minutos. Além disso todas devem ter algumas horas adicionais de atividades físicas livres.

Para muitos, Copa do Mundo lembra sofá, refrigerante, frituras e pipoca. Não é muito mais forte a imagem da criancinha de um ano de idade dando suas cinco voltas diárias em torno do gramado?

Para saber mais sobre a importância dos primeiros anos de vida da criança, conheça uma iniciativa inovadora do Instituto Alfa e Beto e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Radar da Primeira Infância.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS CRIANÇAS NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Crianças que pensam estar escondidas Veja Fotos