OPINIÃO
05/12/2014 13:40 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Envelhecer é como estar se recuperando, mas de uma forma muito mais divertida

A maioria dos meus amigos é jovem - realmente jovem - e me acha realmente interessante. Acredito que aos 70 consegui algumas pérolas de sabedoria adquiridas com os anos de experiência.

Colin Hawkins via Getty Images

Passei por uma experiência dez anos atrás da qual ainda lembro quando vou a uma loja de departamentos. Minha melhor amiga e eu estávamos em um balcão de maquiagens e ninguém nos atendia.

"É por causa de nossa idade", ela me disse com desdém.

"Nossa idade? Nem chegamos aos 60 ainda", brinquei.

"Você não tem noção", ela respondeu. "Não estamos sendo atendidas porque eles não podem nos ver. Estamos ficando velhas. Somos invisíveis."

"Isso é ridículo. Somos atraentes e modernas e apenas estamos tentando comprar alguma maquiagem anti-idade", falei dando risada. "Não tem a ver com nossa idade. Eles precisam das nossas compras."

"Não, de verdade. Eles não podem nos ver", ela disse firme.

"Esqueça isso, Arlene. A vendedora está no caixa. É por isso que ela não pode nos atender."

O que minha amiga não se dava conta era que ser notado não tem nada a ver com envelhecer. Ser notado tem totalmente a ver com atitude e se você transmite confiança e estilo. Ser notado é sobre entender que as mulheres são mais bonitas e certamente mais interessantes à medida que envelhecem. A maioria dos meus amigos é jovem - realmente jovem-- e me acham realmente interessante. Acredito que aos 70 consegui algumas pérolas de sabedoria adquiridas com os anos de experiência. Ou talvez como minha amiga me disse no meu aniversário de 70 anos: "até aqui tudo bem".

A vida fica melhor à medida que você envelhece porque está mais consciente do seu lugar no universo. Você tem uma maior habilidade de reconhecer possibilidades incríveis e imaginar enormes oportunidades. Coisas simples ganham nova importância: você pode dizer "NÃO" sem culpa; pode dizer "SIM" com mais alegria; pode ver humor em quase tudo porque finalmente entendeu o que é ironia.

E aqui está a melhor parte de envelhecer: você pode esquecer o passado, se livrar da bagagem emocional, estar presente, olhar para a frente com ânimo, e perdoar qualquer pessoa que lhe tenha dito algo desagradável no passado, acabou, no mas! Envelhecer é como estar se recuperando, mas de uma forma muito mais divertida.

A sabedoria relembra que os dons de aceitação e entrega nunca estão longe de sua consciência. É um alívio saber que você não tem mais que "provar" que é digno por ser você. Sua percepção de consciência o leva em uma jornada de gratidão todos os dias por aqueles que você ama e tem apreço, e por seus incríveis talentos e habilidades.

Quando a prática da sabedoria está no centro de sua jornada do envelhecimento, você vibra em um estado de paz, aumenta a consciência pessoal, desenvolve ótima saúde e inspira crescimento e transformação. De acordo com o Centro de Consciência da Universidade da Califórnia (UCLA), a prática da sabedoria altera a estrutura molecular do cérebro e o torna mais saudável e muito mais feliz.

Ser invisível por causa da idade é um mito perpetuado por aqueles que se sentem mal em relação ao envelhecimento. Precisamos nos capacitar e ser mais conscientes. Porque aqueles que espalham negativismo para outros ou ficam em um estado de inconsciência estão organizando para si mesmos uma festa de piedade. Esta não é a festa que você precisa ir. Sabedoria é o que há de moderno e antenado.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Propaganda contra a "loucura" da beleza Veja Fotos