OPINIÃO
03/09/2014 14:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

7 pequenas maneiras de fazer grandes mudanças na sua vida

Thalita Carvalho ϟ/Flickr
Happiness is but a moment, not a constancy. Enjoy every happy moment life presents you!

Escancarei a porta do meu closet, coloquei as mãos nos quadris e olhei para as roupas que se espalhavam em 15 direções diferentes por todo o chão. As bainhas de antigos vestidos de dama de honra tentavam surgir lá do fundo e o contorno impreciso de uma única bota de chuva vermelha se misturava com antigos vestidos da Forever21.

Esse concurso visual durou todo um bloco de comerciais de televisão, e quando "Keeping up with the Kardashians" recomeçou no canal E! eu me atirei de volta no sofá, sentindo-me atordoada e exausta.

Farei isso em alguma outra hora, amanhã à noite — prometo.

A procrastinação acontece quando nossos objetivos são maiores que nossa energia, nosso tempo e às vezes até nossa coragem. Quando olhamos para alguma coisa que em princípio parece insuperável, é fácil simplesmente enfiar tudo de volta no closet e empurrar a porta com o corpo para fechá-la novamente.

É a mesma coisa com tudo o que queremos mudar em nossas vidas. Imaginamos o grande objetivo definitivo e nos vemos no km 1, já exaustas com nossos pensamentos e afogando em nosso estresse.

Não precisa ser assim.

Depois que eu percebi que ver Kourtney Kardashian comer uma tigela de iogurte do tamanho do seu joelho e Kim Kardashian tirando um selfie em um barco na Tailândia era uma desculpa patética para não fazer o que precisava ser feito, desliguei a TV e comecei a "encarar" meu closet peça por peça.

Aqui está uma lista de outras grandes mudanças que você pode começar a fazer de maneiras pequenas.

1. Aprecie o que você tem na sua vida diariamente

Quando rolamos pelo Instagram e nos maravilhamos com a vida aventurosa e perfeitamente filtrada de nossos "amigos" ou ficamos sufocados com nossa lista de afazeres no trabalho, nossas mentes começam a se concentrar no que gostaríamos de ter (mais tempo para dormir ou dinheiro para tirar uma semana de férias na Costa Rica).

Alguns meses atrás, uma amiga minha me falou sobre as "Páginas Matinais". Antes de você começar o dia, de manhã, abra um caderno e escreva três páginas sobre o que você quiser. Se não sabe o que escrever, pode rabiscar "ENS" em três páginas inteiras. Ou pode escrever sobre o que está na sua cabeça, em seus sonhos ou no seu prato naquele dia. Ultimamente eu tenho usado isso para acordar e me lembrar daquilo pelo que sou grata. Uma lista matinal das coisas (pequenas ou grandes) que às vezes eu esqueço significa o mundo para mim — ou pelo menos mais que qualquer fator de estresse na agenda de segunda-feira.

2. Manifeste mais vulnerabilidade

Elogie alguém uma vez por dia. A senhora sentada ao seu lado no metrô com unhas azul-claras ou a mulher parada à sua frente na fila do supermercado que tem uma seleção deliciosa de comidas no carrinho. Em vez de pensar alguma coisa positiva que você sente sobre elas, diga isso. Enquanto você está comendo uma salada com sua melhor amiga em uma tarde de domingo, diga-lhe o quanto ela significa para você — e que você lhe agradece por suportá-la. Diga a seus pais que você não sabe como eles têm tanta paciência ou à estagiária sentada à sua frente que você aprecia como ela trabalha duro e que as coisas eventualmente ficarão mais fáceis.

Elogios colocam você para fora, como se estivesse abrindo a cortina de um palco na Broadway e saindo e se abrindo como as pessoas raramente fazem hoje em dia.

3. Sinta-se mais à vontade em sua pele

Acrescente 10 minutos ao seu exercício físico. Se você não pratica regularmente, experimente fazer apenas 10 minutos três vezes por semana. Você pode assistir a dois blocos de comerciais durante esse tempo, por isso enquanto espera que seu programa retorne faça alguns saltos, flexões e agachadamentos. A cada semana acrescente 10 minutos, até que você domine uma rotina que funciona para você.

4. Reconecte-se com as pessoas na sua vida

Desligue a mídia social por uma semana e adote uma política "sem mensagens de texto". As pessoas pensam que sabem tudo o que acontece na sua vida porque elas vêm o que você publica no Facebook ou no Twitter -- por isso elas raramente telefonam para saber como você vai ou mesmo perguntam quando a encontram pessoalmente. Passe uma semana ligando para as pessoas que você não vê ou ouve há algum tempo. Diga que está ligando sem nenhum outro motivo além de saber como elas vão.

5. Modifique a sua rotina cotidiana

Quando os dias começam a se confundir e você sente que não pode mudar muito devido à sua agenda de trabalho avassaladora, inicie uma pequena mudança de manhã que permanece durante o dia, como usar um perfume diferente.

Use um vidro que não usa há algum tempo, ou ligue para uma amiga e veja se ela gostaria de trocar de perfume com você durante uma semana. Fazer algo tão simples quanto introduzir um novo cheiro em sua vida realmente a fará sentir-se como se estivesse começando a semana com uma experiência totalmente nova.

PS: Seja generosa — sem quebrar seu porquinho de moedas — e vá ao shopping ou a uma loja de departamentos e consiga um punhado de amostras de perfume de marcas que custam mais que sua conta de eletricidade.

6. Aprenda uma coisa nova

Fale com uma nova pessoa todos os dias. Os estranhos têm o poder de virar seu mundo de ponta-cabeça. No mínimo ela será a pessoa mais honesta e desinteressada com quem você falará durante o dia. Todo ser humano tem uma história para contar — experiências para compartilhar com você --, tem sabedoria e conselhos sobre as coisas que aprenderam. Diga olá. Pergunte como está o dia dela. Veja o que acontece.

7. Pare de se sentir uma adulta

Passe a tarde de sábado fazendo alguma coisa que você adorava fazer quando tinha 8 anos. Talvez seja fazer pulseiras de amizade ou escorregar em uma encosta e deslizar no seu quintal. Talvez seja andar de patins ou escrever cartas de amor para o cara por quem você é apaixonada enquanto dança em cima da cama com uma música de 98 Degrees.

A mudança tem o poder de fazer a vida desacelerar um pouco. Nos dá a oportunidade de apertar o botão "reiniciar" em uma situação que saiu totalmente de controle. Nos faz afastar a casca que se acumula dentro de nosso olho e dizer olá a um mundo pelo qual passamos casualmente, dormindo.

Chega disso, está bem?

MAIS FELICIDADE NO BRASIL POST

16 maneiras de aumentar sua felicidade