OPINIÃO
02/12/2014 10:27 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:01 -02

Lições poderosas de gratidão

Ser grato é um estilo de vida que você pode cultivar todos os dias. A gratidão é a chave de todos os sucessos e todas as vitórias da minha vida. Eis alguns segredos sobre o poder da gratidão.

Getty

Escrevo este texto enquanto lido com a morte de um bom amigo, morto num acidente trágico no fim de semana. As últimas 48 horas foram muito difíceis, uma montanha-russa de emoções. Mas percebo que, mesmo na morte, temos a chance de celebrar a beleza da vida. Estamos nos preparando para comemorar o Dia de Ação de Graças. O Dia de Ação de Graças sempre foi uma das minhas épocas prediletas no ano. Adoro sentar-me à mesa com minha família, comer meu pratos favoritos e expressar gratidão pelas muitas bênçãos da vida. O Dia de Ação de Graças não é um evento de um dia. Ser grato é um estilo de vida que você pode cultivar todos os dias. A gratidão é a chave de todos os sucessos e todas as vitórias da minha vida. Eis alguns segredos sobre o poder da gratidão.

1. A gratidão é o maior motor do sucesso em sua vida. Fui coach de vários executivos e líderes e os ajudei a ter muito sucesso. Mas a primeira lição que ensino a qualquer cliente é a lição da gratidão. Alguns me olham espantados. Os asseguro de que essa é a chave para uma vida de sucesso e prosperidade. Na verdade, por quase 20 anos escrevo toda noite de três a cinco coisas pelas quais sou grato. Esse exercício dá resultados incríveis. Não só sou mais grato, mas busco objetivos maiores e atinjo meu maior potencial. Sua vida nunca será a mesma quando essa prática fizer parte de sua rotina.

2. Gratidão é a melhor maneira de silenciar o ego. Uma das melhores coisas que aprendi sobre a gratidão é que ela te dá o poder de deixar de ser um obstáculo para você mesmo. Quantas vezes nos guiamos pelos nossos próprios desejos? Vivemos num mundo em que só importa o eu e o eu mesmo. E também agi assim. Mas, ao aceitar a gratidão como uma prática de vida, fui forçado a lidar com meu próprio egoísmo. Aprendi que nem tudo se trata daquilo que eu quero. A gratidão ensina que nem tudo vai acontecer como você quer. Percebo que deixo de dar a importância à perspectiva do "eu" e passo a olhar as coisas do ponto de vista do "nós". A gratidão abre o coração para o poder verdadeiro do amor. A gratidão silencia o ego e destroi a semente do egoísmo.

4. A gratidão te ajuda a apreciar cada momento de sua vida. Como disse, perdi um amigo em um acidente trágico. Perdas precipitam várias respostas diferentes, mas, apesar da dor, gratidão flui do meu coração. Sou grato por ter conhecido uma pessoa tão incrível. Uma das coisas que amo a respeito da gratidão é que ela muda sua perspectiva de vida. Sou grato pelas belas árvores. Sou grato pelo silêncio. Ainda mais incrível: aprecio as adversidades. Sou grato pelos obstáculos, pelas tragédias. Percebi que, quando você é grato por todos os momentos da vida, desfruta da beleza dela e a vive em um nível diferente. Deixamos de ser humanos inconscientes e ingratos e passamos a ser conscientes e gratos. A gratidão nos muda para melhor.

5. A gratidão produz uma vida mais significativa. Todos queremos ser a melhor expressão de nós mesmos. Nenhuma outra força nos dá o poder para sê-lo como a gratidão. Quando mais grato, mais autêntico sou. Como seres humanos, perseguimos a satisfação. Vivemos numa cultura que incentiva a ganância; entretanto, quando você vive uma vida baseada no coração, seu objetivo é a satisfação. Quando você é um praticante avançado da gratidão, vai evitar tudo o que possa comprometer sua satisfação. Satisfação é viver em um lugar onde nada possa te tirar do lugar. Quando você está satisfeito, os desvios da vida não te perturbam. A satisfação traz paz. Satisfação é a garantia de que sua vida inteira funciona, para o seu bem. Satisfação é viver o fluxo da vida.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos 24 dicas para combater o estresse Veja Fotos