OPINIÃO
26/03/2016 21:27 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Nova espécie de aranha é batizada em homenagem a mateiro indígena

Esse tipo de homenagem pode ser considerado como algo raro na Zoologia, já que os agraciados geralmente são pesquisadores de renome na própria área. Clarindo agora, merecidamente, terá seu nome eternizado na Ciência.

Zoólogos do Instituto de Biociências da USP descreveram uma nova espécie de aranha, procedente de Rondônia, em uma região próxima à divisa com a Bolívia. Chamada de Alpaida clarindoi, a espécie da Família Araneidae se distingue das demais pela presença de espinhos dorsais na parte anterior do abdome, além de outras diferenças morfológicas específicas. O estudo foi divulgado pela Revista Iheringia, Série Zoologia.

Os autores do trabalho, André Nogueira e Stefan Dias, analisaram dois machos (Figura 1) e 14 fêmeas (Figura 2) coletados nas margens do Rio Madeira, durante expedições de monitoramento de fauna da Usina Hidrelétrica do Jirau.

O nome clarindoi foi determinado em homenagem a Clarindo Trindade, mateiro de ascendência indígena que, durante quatro anos, ajudou os pesquisadores a coletarem o material necessário para o estudo. A presença da letra "i" após o nome é uma regra de nomenclatura zoológica. Quando homens são homenageados em descrições de espécies, essa é utilizada ao final do nome. No caso de mulheres, usa-se a conjunção "ae".

"Seu Clarindo", como era conhecido pelos pesquisadores, infelizmente faleceu vítima de um infarto quando estava em seu alojamento, em 2013, quando já contava com 61 anos. A bióloga Sabrina Outeda, que coordenou a equipe de Aracnologia do monitoramento de fauna de Jirau, conta emocionada o motivo da homenagem.

'Seu Clarindo' nos ensinou muito, nos acolheu, nos deixou fazer parte da sua vida. O carinho, amor e admiração que sentimos por ele vai além da minha capacidade de descever. Essa homenagem é merecida, mas ainda é pouco pra expressar a importância dele pra gente

.

Esse tipo de homenagem pode ser considerado como algo raro na Zoologia, já que os agraciados geralmente são pesquisadores de renome na própria área. Clarindo agora, merecidamente, terá seu nome eternizado na Ciência.

LEIA MAIS:

- Um exército de Doutores desempregados

- Revista científica renomada passa vergonha mundial ao usar 'criação divina' em texto

Também no HuffPost Brasil:

Galeria de Fotos As maiores celebridades da ciência Veja Fotos