OPINIÃO
14/04/2015 15:09 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

[Dia #1 - SPFW20A] Em terra de SPFW, quem tem convite é rei

Nos próximos dias vou registrar minhas impressões sobre os 20 anos de SPFW, desfiles, backstages, corre-corre, muito carão, afetação e looks do dia.

"- Marieta, Marieta. Você está incrível, de onde é esse vestido?

- Sei lá, eu tenho ele há mais de 30 anos!"

Da direita pra esquerda: Marieta Severo, Dudu Bertholini e eu ali de papagaiodepirata.jpg (Foto: AgNews)

É com esta frase, que ouvi da Marieta Severo falando durante sua chegada ao desfile da Cavalera nesta segunda, 13, que começo este post. Já são dois anos trabalhando diretamente com moda, não que antes eu não tivesse acesso a este mundo colorido e glamuroso, é só que meus interesses passavam longe. Meu trabalho também.

Com a mudança radical comecei não só a frequentar eventos como o SPFW, como fiquei bem ligado no mundo dos bastidores. A marca que tem "muitos fãs, mas não vende nada"; o(s) estilista(s) que vendeu(venderam) o próprio nome e não pode trabalhar mais com ele; os milhões e milhões envolvidos e todo o glamour por trás da festa.

Nos próximos dias vou registrar, aqui para o BrasilPost, minhas impressões sobre os 20 anos de SPFW, desfiles, backstages, corre-corre, muito carão, afetação e looks do dia. Não espere uma análise fiel ou dicas das tendências, aqui a parada é outra! Mas se você está interessado nisso sugiro a leitura da cobertura do Closet Online. :D

Dito isto, lá vamos nós: CONVITES! Essa é a palavra de ordem para quem quer ir ao SPFW e assistir algum desfile, não adianta ter uma credencial linda de imprensa do maior veículo do mundo, se você não foi devidamente convidado para entrar na sala. Desde o ano passado fiquei muito chocado com o número grande de pessoas que vão até o SPFW sem convite e ficam lá, na porta das salas de desfile, fazendo cara do gato de botas esperando a distribuição dos convites dos faltosos (porque alguns você retira na hora).

"1 convite por favorrr!"

Sabendo disso, me antecipei e pedi convites para TODAS as marcas. Vocês acham que eu recebi de todas? Não... Mas faz parte do jogo. Dos desfiles que eu vi nesta segunda (foram três), gostei muito da TNG (usaria tudo!), achei sensacional o da Cavalera (uma tribo indigena roubou a cena no meio do Parque Vila Lobos) e achei o da UMA extremamente correto.

Paulo Zulu e Mariana Weickert para TNG. Foto: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite

Detalhe da UMA Raquel Davidowicz. Foto: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite

Reynaldo Gianecchini para Cavalera. Foto: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite

Aliás, no da Cavalera estava sentado entre Glorinha Kalil (descobri depois que ela não curte ser chamada de Glorinha! MAS O FANTÁSTICO CHAMA HAHAHAH), Lilian Pacce (fina!), Dudu Bertholini (sempre ousado) e Marieta Severo. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a comoção generalizada causada pela chegada do Ronaldo Fenômeno ao desfile. Simplesmente todas as pessoas (menos a Marieta. Porra, ela foi casada com o Chico Buarque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11ONZE!!!!!) falaram: "o Ronaldo chegou". Eram tantos fotógrafos e empurra-empurra que fiquei meio atordoado. Faz parte né?

Além de todo o zumzumzum nas salas de desfile, tivemos a presença do rockstar Iggy Pop, que junto com Caito Maia da Chilli Beans (aliás, já leram meu texto sobre a Superdose da Chilli?) lançando a coleção Swarovski da marca. Foi um acontecimento!

Nesta terça apareço novamente no Parque Cândido Portinari para acompanhar mais um dia de SPFW, esperando a apoteose da quarta-feira, quando Gisele Bündchen desembarca no evento para o seu último desfile em semana de moda. Será que consigo acompanhar o desfile da Colcci? :-o Espero não ser mais um gato de botas na porta da sala HAHAHHAHAHAH.