OPINIÃO
13/10/2014 15:02 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Você sabe o que é um Plano Diretor?

2014-10-08-20141007BikeAnjoOficinaPlanoCicloviarioJPAMARAL.jpg

Desde que a imprensa começou a divulgar notícias sobre a aproximação da divulgação de um novo plano diretor para a cidade de São Paulo, venho assistindo verdadeiros embates nas mídias sociais. Estas discussões sem fim podem tanto ocorrer pela existência dos proliferados "trolls" (usuários que têm como objetivo posicionar-se contrário com o intuito de provocar e gerar polêmica) como também pela falta de conhecimento sobre esta importante ferramenta de condução na tomada de decisão para uma cidade ser construída visando as necessidades de seus cidadãos.

Não apenas a argumentação pró e contra o novo plano diretor como também a argumentação sobre a necessidade de se ter um novo plano diretor são colocadas em pauta em "memes", charges, virais, comentários e, imagino, emails.

Felizmente, existe um pessoal muito comprometido com os cidadãos que promovem um dos mais brilhantes projetos de inclusão da bicicleta. O Bike Anjo já foi exportado para diversos estados do Brasil e está entrando no mercado internacional. Resumindo, trata-se de um cruzamento de rotas para que pessoas que estão pretendendo começar a pedalar na cidade encontrem auxílio de outras já experientes.

Mas o que isso tem a ver com o plano diretor? Tudo! Se queremos uma cidade para pessoas, e queremos que a cidade seja repensada para receber cidadãos, é preciso constar no plano diretor algumas diretrizes sobre a utilização da bicicleta e a implementação deste modal integrado ao desenho da cidade e aos outros modais.

No próximo dia 14, terça-feira, o Bike Anjo promoverá a segunda oficina que tem como objetivo empoderar o cidadão de informações sobre mobilidade urbana. Intitulada "Você Sabe o que é um plano cicloviário?", ministrada por Ricardo Corrêa (sócio da TC Urbes, escritório de arquitetura e consultoria em mobilidade especializado em projetos de inclusão da bicicleta) e por João Lacerda (idealizador da Transporte Ativo, organização que promove o uso das bicicleta nas ruas).

Entre os assuntos abordados, serão dadas as definições de o que é um plano cicloviário e qual a sua função, componentes e como faze-lo. Ainda, será debatido com os presentes o papel da sociedade civil e das associações de bicicleta em um plano cicloviário. "​Os ciclistas têm se engajado e se organizado cada vez mais para buscar cidades melhores", comenta J. P. Amaral, idealizador do Bike Anjo. "O Bike Anjo se propõe a mediar esse engajamento para capacitar esses ciclistas e se apropriarem tecnicamente da mobilidade por bicicleta", completa o entusiasta da bicicleta.

2014-10-08-10464415_10152597054872719_1881807582907124710_n.jpg

O diferencial da oficina está na transmissão em live streaming para todo o Brasil. Isso torna o projeto mais abrangente e efetivo. ​"Trazer mais ciclistas às ruas significa trazer as cidades pra uma escala humana e a partir disso pensar em soluções para cidades para pessoas", argumenta J. P. "A cidade ciclável rapidamente se torna mais limpa, segura e saudável", finaliza. ​

As discussões tem início às 19h e delongam até às 21h. E para quem estiver em São Paulo, é possível comparecer ao evento, à rua Laboriosa, 89, Vila Madalena - São Paulo. O link da transmissão ao vivo e para inscrição podem ser acessado nos serviços abaixo. O evento conta com o apoio do Itaú e tem parceria da UCB (União de Ciclistas do Brasil e do Estúdio Educartis).

Serviço:

Oficina #2 - Você sabe o que é um Plano Cicloviário?

Participantes:

Ricardo Corrêa - TC Urbes

João Lacerda - Transporte Ativo

Data: 14/10/2014 (terça-feira)

Horário: das 19h às 21h (Brasília - UCT -3)

Pra quem tá longe (online):

O evento no Facebook

Transmissão oficial online

Pra quem tá perto (em São Paulo):

Inscrição na oficina

Local: Estúdio Educartis:

Endereço: R. Laboriosa, 89 - Vila Madalena, São Paulo - SP

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS BIKE NO BRASIL POST:

Photo gallery Bicicletas do futuro See Gallery