OPINIÃO
27/09/2014 08:10 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:56 -02

Curso gratuito de introdução a filosofia

Getty

Se algumas constantes da física tivessem valores um pouco diferentes dos valores que assumiram no nosso universo, não existiria matéria nem estaríamos aqui.

Mas, então, dentre todas as infinitas possibilidades de valores para essas constantes, como pode ser que nosso universo tenha justamente o conjunto de valores que faz ser possível eu apreciar o nascer do sol pela janela de meu apartamento, conversar e jantar com a minha esposa enquanto pensamos em nossas vidas?

Poderia ser a existência de um algo supremo, acima da existência do universo, que escolheu e fixou tais constantes para que tudo isso possa existir. Posso arriscar chamá-lo de Deus, que determinou como todas essas constantes seriam para que tudo pudesse existir?

Tais números tem chance quase zero de acontecer se assumirmos a existência de um único universo, algo provavelmente mais difícil que jogar na sena todas as semanas da sua vida e ganhar em todas elas. O que implica na existência de algum ser fixador - criador... Ou não?

Por outro lado, se esse não é o único universo que existe, se existem infinitos universos em paralelo, ou se os universos vão se criando e se destruindo, com o passar do infinito de tempo, a chance é de 100% de que em algum instante nosso universo exista. O criador continua existindo, o ato da criação só deixa de ser algo proposital e passa a ser algo normal, tudo existe e fomos criados pois simplesmente o tempo permitiu isso acontecer.

Nesse semestre começa a nova turma de Introdução a Filosofia: "Deus, Conhecimento e Consciência", o curso introdutório a filosofia dado online pelo instrutor do MIT, Caspar Hare.

O que é saber, ser inteligente, ter consciência, que tipo de Deus pode existir e muitas outras questões são abordadas sempre apresentando a discussão de diversos lados, cada um com seus argumentos, mostrando a evolução das respostas a tais perguntas através das opiniões apresentadas por filósofos no decorer da história.

Todo semestre faço pelo menos um curso online, e agora que o novo semestre começa no hemisfério norte é a hora de aproveitar o tempo livre para jogar no ar novamente as pequenas grandes perguntas de todo ser humano.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

16 maneiras de aumentar sua felicidade