OPINIÃO
06/08/2014 17:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Assumir o erro é açúcar pro sangue. Veja como aprender com o deslize da Coca-Cola!

Para toda falha existe uma solução e uma das maiores empresas do mundo sentiu isso na pele - ou melhor, na boca!

Siraphol via Getty Images

Errar é humano e todos sabem disso, não existem pessoas perfeitas. E com base neste singelo detalhe, às vezes cometamos erros que logo de cara são impossíveis de serem consertados, mas aí que você se engana: para toda falha existe uma solução e uma das maiores empresas do mundo sentiu isso na pele - ou melhor, na boca!

Após um longo processo de pesquisa de mercado encomendado pela Coca-Cola, a mesma colocou no mercado, em 1985 a New Coke, que era em sua fórmula, mais leve, suave e com uma quantidade de açúcar acima da versão anterior. O produto ganhou uma campanha incrível, banners, anúncios, comerciais de TV e todo o editorial que a grana poderia pagar. Tudo para "aniquilar" a concorrente, Pepsi.

Mas o tiro saiu pela culatra. A New Coke foi um fiasco e os apaixonados pelo tradicional refrigerante enviavam cartas e ligavam para a empresa reclamando do novo produto. Uma catástrofe só! Porém, três meses depois a empresa trouxe ás prateleiras a Coke Classic, e em pouco tempo as vendas do refrigerante se mostraram muito mais expressivas que as da New Coke.

Qual foi o erro? A empresa fez uma pesquisa de mercado com vários testes cegos (aqueles onde a pessoa prova o produto, mas não sabe qual é a empresa), e durante esta ação a quantidade consumida era "pouca", ou seja, vamos para um exemplo rápido: uma coisa é comer um brigadeiro, claramente você vai achar maravilhoso, pois, a quantidade de açúcar é balanceada, a outra é quando você come um bolo floresta negra inteiro, obviamente que, além de não aguentar ingerir tudo, sentirá que está "doce demais".

Mas a Coca-Cola foi rápida em sua estratégia de reconhecer o erro, e ainda por cima, trazer de volta o "time que estava ganhando" melhorando ainda mais a divulgação da Coke Classic. E sabe o que você pode aprender com isso? Que na vida podemos ter certeza de algo e ainda assim cometer erros, mas nada impede que façamos novos cálculos ou repensar outros valores e caminhos para conquistar o que desejamos.

O que deve ser compreendido deste erro de marketing da Coca-Cola é que não importa o tamanho do seu problema, sempre haverá uma solução viável. "Mas e agora, depois de tudo planejado, feito e pago, o que devo fazer?" Pense num segundo plano, e assuma que falhou, seja sincero para cada ato seu e nitidamente verá que é após uma tempestade que as coisas boas surgem. Flor não nasce sem chuva.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.