OPINIÃO
09/12/2015 20:46 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

Você pode usar trechos da #CartaDoTemer na sua vida! Veja alguns exemplos

Quem nunca se sentiu preterido por outra pessoa, ignorado pelo flerte nas redes sociais, excluído por aquele amigo que conhece gente mais influente que você?

RENATO COSTA /FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

A internet não perdoou o mimimida carta que o vice-presidente Michel Temer enviou à Dilma. Entre tuiteiros e grandes portais, todo mundo tirou sarro do cara. Mas estamos sendo justos com esse grande constitucionalista brasileiro? Será que Temer, na verdade, não está passando por momentos tão difíceis quanto os nossos?

Poxa vida, quem nunca se sentiu preterido por outra pessoa, ignorado pelo flerte nas redes sociais, excluído por aquele amigo que conhece gente mais influente que você? SIM! Temer está falando sobre tudo isso que eu e você passamos e sofremos todos os dias em nossas relações. É tudo uma grande Discussão de Relação, só que com ares do planalto.

E para deixar as DRs mais politizadas, nosso vice parou de ser decorativo no planalto e vai decorar nossas conversas de agora em diante. Seja para discutir com amigos, flertes, crushs, namoradas, namorados, parentes, enfim! Você só precisa trocar o que iria dizer - provavelmente uma reclamação meio sem graça, sem muito efeito, apenas decorativa - por algum trecho da carta do Temer que se encaixe na sua conversa. É fácil, veja só!

...Mas antes, um pouco das minhas previsões para o ano que vem.

Ok, perdão pelo vacilo no trocadilho, pessoal.

1 Feitiço do Harry Potter

Como o Marcelinho bem observou, "o cara já começa a carta mandando um Harry Potter pra mostrar quem manda". Nunca foi muito fácil começar uma DR, não é mesmo? Mesmo que aquelas coisas que a outra pessoa fez e tanto te incomodou estejam entaladas na sua garganta, no seu coração, é sempre difícil tocar no assunto assim de uma vez.

Agora você pode substituir o clássico ficar-calado-e-soltar-um-eu-só-acho-engraçado-que pelo feitiço Verba volant, scripta manent. Poucos sabem, mas era assim que Tiago Potter iniciava suas DRs com a Lilian... bem, na verdade não. Mas como a J. K. Rowling quase todo dia acorda com uma nova lá de Hogwarts, daqui a pouco ela confirma isso pra gente. O fato é que sempre que você soltar essa chique citação latina, a outra pessoa vai saber que a treta será iniciada. Tipo um feitiço que vai deixar ela petrificada de medo do que virá a seguir.

2. Só te chamam na hora chata

Todo mundo odeia ser lembrado apenas nas horas difíceis, não é mesmo? Sempre tem aquele amigo que te manda mensagem só quando briga com a namorada, o parente que te procura pra pedir dinheiro emprestado, o chefe que não consegue resolver nenhum problema e te bota no meio da solução... Bom, o Temer dá uma ajuda pra você jogar tudo na mesa. Basta adaptar o trecho...

"Só era chamado para resolver as votações do PMDB e as crises políticas."

Mude por: "Só era chamado para resolver [INSIRA AQUI A TRETA QUE VOCÊ TÁ CANSADO DE TER QUE RESOLVER] e as [OUTRAS TRETAS]". Viu só, mais fácil tocar no assunto agora, não?

3. Chega de ser usado!

"Chateado por você me usando de novo"

O problema de cima é realmente muito ruim. Ninguém gosta de ser lembrado nas horas ruins e não ser convidado nem pra tomar uma breja com a pessoa. Nem o nosso vice está livre de sofrer isso, veja só:

"Jamais eu ou o PMDB fomos chamados para discutir formulações econômicas ou políticas do país; éramos meros acessórios, secundários, subsidiários."

Poxa, e quem gosta de ser usado? Essa é outra queixa que você pode jogar na cara da pessoa durante uma DR. "Jamais eu ou meus amigos fomos chamados para as suas festas; éramos meros acessórios..." Se você está cansado de ser o estepe sexual de alguém, dá pra usar esse trecho também. "Jamais fui chamado para conhecer seus pais..." É um texto camaleônico que acerta em vários momentos da vida, infelizmente :(

4. Disfarçando as evidências? Não mais

"...mas e se eu confessar que dialogo com as inimigas? Ai ai ai..."

Tem hora que a gente precisa confessar certas coisas, né? As vezes a gente está tendo DR com uma pessoa que arruma problema com tantas outras que é complicado manter lealdade. Temos de assumir que, sim, conversamos com as inimigas.

"Democrata que sou, converso, sim, senhora Presidente, com a oposição."

Troque por: "Democrata que sou, converso, sim, com azinimiga". Serve também para quando a galera do escritório quiser organizar um boicote ao amigo secreto ou ao almoço de fim de ano, do qual você é contra, soltar: "Democrata que sou, converso, sim, com nossos chefes na festa de confraternização".

5. Não espalhe mentiras sobre nós!

"Inconformado com as suas mentiras"

E quando a pessoa sai espalhando por aí várias conversas que tivemos com ela? E o pior: faz isso com um monte de mentiras! Perceba que é exatamente isso que Temer reclama no seguinte trecho:

"Mais recentemente, conversa nossa (das duas maiores autoridades do país) foi divulgada e de maneira inverídica sem nenhuma conexão com o teor da conversa".

Poxa, que situação chata. Tirando a parte entre os parênteses (não importa quão boa seja sua auto-estima, dificilmente você e a outra pessoa são as duas maiores autoridades do país), dá pra usar o texto na íntegra durante a sua DR, pra dar AQUELE tchans no seu argumento.

6. Não se esqueça de mim

olha, essa é pra sair da internet, pagar assinatura e entrar de novo! tá de parabéns!

Posted by Obede Junior on Terça, 8 de dezembro de 2015

Chegamos no meu trecho favorito da presente epístola. Aquele no qual o vice-presidente, tomado por um ciúme incontrolável, deixa aparente toda sua insegurança e, maior que isso, a vontade em entrar pra rodinha. É difícil ver uma pessoa que você gosta conversando com outra mais bonita ou mais influente ou mais engraçada ou o que quer que seja. A gente se sente trocado, substituído. Mas, no fundo, só queríamos a manutenção de uma amizade gostosa e sincera que poderia ter nascido. Poxa, lembra quando sua amiga não te apresentou aquela pessoa conhecida dela que você queria ter um flerte maneiro? E quando alguém poderia ter te introduzido numa conversa que renderia um networking de trabalho legal, mas esqueceu que você existia? Chato, né? Temer que o diga:

"Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o Vice Presidente Joe Biden - com quem construí boa amizade - sem convidar-me".

"Recordo, ainda, que você, na última festa da faculdade, manteve bebedeira de duas horas com [MEU ALVO PARA CRUSH, por exemplo] - com quem quero construir um relacionamento - sem convidar-me". Essa é só uma forma de poder usar a frase que já nasceu um clássico para DRs.

Acredito que o Temer tenha auxiliado todos nós a termos Discussões de Relações mais politizadas, abalizadas e profundas. Se você tem outras sugestões, deixe aí nos comentários ou no meu twitter! E mande suas idéias para C E R T A S amizades que te deixam cabreiros da cabeça. Só não faz isso por carta porque... bem, já estamos quase em 2016 né...

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Galeria de Fotos 9 dicas de Dilma para aliviar a tensão Veja Fotos