OPINIÃO
27/02/2014 09:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

Governo deve dar crack aos viciados?

A prefeitura de São Paulo está estudando criar ambiente seguro para o viciado consumir a droga. Logo, algum daqueles idiotas sociais vão chamar isso de bolsa-crack ou coisa parecida.

Não é uma ideia fácil de convencer a opinião pública. Menos fácil ainda é implementar o programa, inspirado em projetos de redução de danos na Holanda.

Mas faz sentido -- muito sentido -- estudar sua implementação.

Logo, algum daqueles idiotas sociais vão chamar isso de bolsa-crack ou coisa parecida. E vai ter muita gente aplaudindo.

A prefeitura de São Paulo está estudando o que se faz na Holanda e ver se é possível aplicar aqui para enfrentar o drama da cracolândia: criar ambiente seguro para o viciado consumir a droga.

Isso pelo menos diminuiria o risco de a pessoa consumir uma droga de pior qualidade, afetando ainda mais do que já afeta sua saúde.

O mais importante, porém, é tirar o viciado da criminalidade e dos traficantes, afastando-o um pouco da marginalidade. Assim, imagina-se (e é o que ocorre na Holanda) que o tratamento teria menos resistências.

Como eu disse, é difícil saber se esse tipo de projeto funcionaria no Brasil -- e até se a lei permitiria.

O fato é que, como vemos, o que está sendo implementado (especialmente a repressão) não está funcionando. Qualquer olhar diferente e inovador, por mais chocante que seja, deve ser visto com cautela -- mas com muita atenção.