OPINIÃO
12/02/2014 12:37 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02

Turismo em 2014: que tal a Escócia? (FOTOS)

.

Que ano do Brasil, que nada. Longe daqui uma terra de temperaturas bem mais amenas se prepara para ter um ano e tanto: a Escócia.

A começar pelos XX Commonwealth Games, que acontecem em julho em Glasgow. A bela cidade de arquitetura art nouveau passou por uma renovação de seu centro urbano para receber o evento esportivo. Ainda no esporte, em setembro acontece a Ryder Cup, evento do golfe mundial.

Daí tem o referendo sobre a independência da Escócia em relação à Inglaterra. Acontece em setembro e todos os cidadão escoceses a partir de 16 anos, inclusive os residentes no exterior, devem responder com sim ou não à seguinte pergunta: "A Escócia deve se tornar independente?".

O referendo é esforço do governo regional escocês, Alex Salmond, que defende que a votação "assegura que o direito fundamental do povo da Escócia de eleger seu próprio futuro seja respeitado por todos". Cerca de 40% dos escoceses apoiam a ideia de separar do Parlamento de Londres, que rege o país desde 1603.

O argumento contrário, defendido pelo premiê britânico David Cameron, tem base na ideia de que o Reino Unido (que além de Inglaterra e Escócia é formado pela Irlanda do Norte e País de Gales) "é mais forte junto" e que a Escócia teria dificuldades em se manter sem o apoio da coroa britânica. Há também bolsões de petróleo e gás natural na região, uma das questões polêmicas do referendo.

Por cima disso e vinculado à comemoração de 700 anos da Batalha de Bannockburn, há o Homecoming 2014. A idéia é chamar de volta à terra-mãe todos os filhos da diáspora escocesa espalhados pelo mundo, principalmente nos EUA e Europa. Também tem um potencial turístico fortíssimo, claro, sendo a Escócia o país rico em história e belezas naturais que é. Tanto que o LonelyPlanet deu à Escócia o terceiro lugar no ranking de países a visitar em 2014, atrás de Brasil e Antártica.

Abaixo, dez eventos do Scotland Homecoming 2014 para inspirar sua próxima viagem.

Glasgow Film Festival

2014-02-06-briggait.jpg

É logo agora, no final de fevereiro. O festival é espalhado por toda a cidade, mas o destaque é o 'street food festival', que celebra a relação entre comida e cinema exibindo filmes no Briggait, antigo mercado de peixes da cidade, uma bela construção de 1873 transformada em espaço cultural.

Big Homecoming Weekend

2014-02-06-stirlingcastle.jpeg

Gaitas de fole no Pipefest, recriação de uma das mais importantes batalhas da história escocesa no Bannockburn Live e uma homenagem aos heróis da Primeira Guerra Mundial dominam um fim de semana de atividades no fim de junho, nos arredores do Stirling Castle, no meio do caminho entre Glasgow e Ediburgo.

Aboyne Highland Games

2014-02-06-aboynegames.jpg

Veja homens fortes usando kilts e disputando quem joga mais longe enormes toras de madeira, entre outros esportes na linha quanto mais rude melhor, nessa competição que acontece no mesmo local desde 1867. Os jogos são conhecidos por celebrar a disciplina highlander e por manter vivas tradições dos clãs da região.

Os castelos da Castle Trail

2014-02-06-castlefraser.jpeg

Aberdeenshire é uma das regiões mais bonitas da Escócia e serve como ponto central para conhecer uma porção de construções antigas, como o castelo Fraser, construído entre 1575 e 1636. Cada castelo pode ser um passeio de um dia, mas há sugestões de roteiro por regiões, que podem ser feitos em até uma semana.

Maratona de Loch Ness

2014-02-06-lochnessmarathon.jpg

O lago Ness é mundialmente conhecido por causa do seu notório habitante mitológico, mas também é destino turístico de milhares de escoceses no verão. A Maratona de Loch Ness (5 e 10, além de uma versão infantil) acontece entre lochs e glenns e deve ser uma das mais belas do mundo. Está marcada para 28 de setembro.

Gore-Tex Scottish National Trail

2014-02-06-fifecoastalpath.jpeg

Os escoceses adoram caminhar. Com uma geografia tão apropriada, rica em vales e montanhas, quem pode culpá-los? Essa trilha atravessa o país e tem quase 700 quilometros, é a mais extensa em atividade na Escócia. Começa na fronteira sul com a Inglaterra, passa por Edimburgo, Perth, arredores de Glasgow, o Canal Caledônio, as West Highlands e acaba no Cabo de Wrath, noroeste do país (veja mapa).

John Muir Festival

2014-02-06-northseatrail.jpeg

Acontece em meio de abril e celebra o naturalista escocês, criador do sistema de parques nacionais. Uma nova trilha para trekking, que vai do leste ao oeste do país, acabou de ser batizada em sua homenagem: a John Muir Way.

Spirit of Speyside Whisky Festival

2014-02-06-spiritofspeysidefireworks.jpeg

O que faz os single malts escoceses tão especiais? Mais de 50 destilarias de Speyside, região produtora da água da vida local, respondem à pergunta em cinco dias de evento, no começo de maio. Também é o mês do World Whisky Day, comemorado mundialmente em 17 de maio e, claro, celebrado de acordo na terra do dram.

Flavour Fortnight

2014-02-06-smokedfish.jpeg

O whisky pode ser o produto mais famoso da Escócia, mas há muito mais e é isso que essa quinzena de eventos gastronômicos na cidade de Dumfries & Galloway quer mostrar. No começo de setembro, essa série de eventos (que vão de prova de sorvete à aulas de como fazer cider) desperta o interesse em comes e bebes do país.

Ah, a autora gostaria de deixar claro que não não tem parentes escoceses.

* todas as fotos: VisitScotland.com