OPINIÃO
28/03/2016 21:04 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

No calor, vai bem uma careca!

Meu cabelo voltou, mas confesso que ás vezes bate uma saudade da minha careca. Quem sabe um dia não volto a raspar. Gostei tanto que nem sei mais ficar com o cabelo compridão. Quando começa a crescer demais, já me incomodo.

FABY 2.0/Flickr
Con su diploma porque no recibirá más quimioterapias intravenosa.

Cadê as carequinhas?

Muitas pacientes que enfrentam a quimioterapia sofrem muita na hora de raspar a cabeça. Pra mim foi um momento muito delicado. Chorei tempos antes pensando na despedida do meu cabelo. Quando chegou a hora, só raspei. Nada de ficar aos prantos.

Deu medinho, afinal a gente pensa quefeminilidadeestá ligada com o cabelo. E a beleza também. Mas então a gente vê que isso não é bem assim. Somos muito lindas e arrasamos mesmo carecas. Sem contar a versatilidade de coisas. Cabelo dá pra fazer penteado? Ok, pode ser. Mas com careca dá pra colocar peruca, lenço, turbante, acessórios ou nadinha disso.

Assim que eu raspei meu cabelo, senti mil sensações. Primeiro, um alívio. Quem raspou sabe o peso que o cabelo tem. Depois a estranheza. Quantas vezes eu fui passar a mão no meu cabelo "imaginário" - tanto é que adorei usar os lenços como se fosse meus cabelos pra matar a saudade. E por final, fui conhecendo como era "eu careca". Que mulher eu seria?

O cabelo, assim como a roupa que usamos, tem tudo a ver com nosso comportamento. Assim como a careca. Que mulher você quer ser? Não é porque ficamos careca que deixamos de ser mulher. Você é linda careca, só precisa enxergar isso.

E vamos combinar: nesse calor, ficar careca é uma delícia. Não tem nada esquentando o pescoço. Nossa cabeça lisinha fica ali, toda linda e bela sem sofrer com os cabelos. Gastos? Diminuem. Claro que precisamos proteger a careca para sair no sol, mas não precisamos dos mil cremes e produtos para o cabelo. Água e sabonete no banho bastam. Sem contar o tempo de arrumação na frente do espelho penteando o cabelo: isso não é mais um fato. Cabelo em um dia ruim? Não tem mais. E fica até divertido brincar com a maquiagem e a roupa, quando estamos carecas.

Sensação de entrar na água? Deliciosa. É algo que eu definiria como liberdade. A água escorrendo pelo corpo faz total sentido quando estamos carecas.

Para quem ainda vai raspar o cabelo: pode dar medinho, mas você pode ver mil e uma possibilidades de beleza e harmonia com você mesmo careca. E lembre-se: cabelo volta depois.

Meu cabelo voltou, mas confesso que ás vezes bate uma saudade da minha careca. Quem sabe um dia não volto a raspar. Gostei tanto que nem sei mais ficar com o cabelo compridão. Quando começa a crescer demais, já me incomodo.

Galeria de Fotos Enem: Vai ter feminismo na redação! Veja Fotos