OPINIÃO
17/06/2014 10:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Holanda e Van Persie são destaques da primeira rodada da Copa

Getty Images
SALVADOR, BRAZIL - JUNE 13: Robin van Persie of the Netherlands looks on during the 2014 FIFA World Cup Brazil Group B match between Spain and Netherlands at Arena Fonte Nova on June 13, 2014 in Salvador, Brazil. (Photo by Paul Gilham/Getty Images)

A primeira rodada da Copa do Mundo teve como grande destaque a goleada da Holanda sobre a atual campeã mundial, Espanha, na última sexta (13). Entre os jogadores, Robin Van Persie, atacante holandês autor do primeiro gol, obteve mais de 400 mil menções no mundo inteiro, superando até o momento Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo juntos. (O levantamento não considera o último jogo da rodada, Bélgica vs. Argélia, nesta terça, 17).

Na estreia, quinta (12), a disputa entre Brasil e Croácia primeiramente dividiu atenções com os protestos que precederam a partida, realizada em São Paulo, mas após o início do jogo foi a Seleção Brasileira e o seu camisa 10 que passaram a concentrar as menções no Twitter.

O resumo da primeira rodada da Copa do Mundo é o resultado do monitoramento realizado pelo Mundial na Rede, uma ferramenta de análise de rede lançada pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas em parceria com a empresa Brandwatch. O Mundial na Rede disponibilizará por um mês, 24 horas por dia, dados e insights atualizados em tempo real sobre o que se fala no Twitter sobre a Copa.

O Mundial na Rede busca oferecer, nesse sentido, um grande retrato sobre o que o mundo e o Brasil pensam da Copa do Mundo, um panorama do debate público em torno de todos os aspectos que cercam um evento desse porte. A iniciativa se soma a outras ferramentas de transparência e análise de rede que estão em fase de desenvolvimento pela Dapp, ajudando a compor um mapa bastante preciso e aprofundado do debate público no Brasil.

A partida entre Holanda e Espanha foi, até o momento, o evento mais comentado. Entre os dez tópicos com maior volume de menções, quatro são relacionadas ao jogo, somando mais de um milhão de menções. Van Persie, que disse ter feito o gol mais importante da sua carreira, teve mais de 373 mil menções apenas na sexta-feira. Houve ainda mais de meio milhão de citações à partida entre as duas seleções europeias. Itália e Inglaterra, por exemplo, tiveram pouco mais de 115 mil citações, apesar da grande expectativa gerada para a partida.

Estreia da Copa

No dia da abertura da Copa, a estreia do Brasil foi antecedida pelos protestos ocorridos em São Paulo, que geraram confrontos com a polícia e tiveram repercussão nas redes. No mundo inteiro, foram registradas cerca de 38 mil menções; no Brasil, 18 mil. Segundo a classificação feita pela Dapp, 43% das referências à Copa antes da estreia eram relacionadas a "protestos". Mas após o início da partida as atenções voltaram a se concentrar no jogo, e as menções à Seleção Brasileira nas primeiras 24 horas de Copa chegaram a um milhão e meio.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura da Copa, realizada antes da partida entre Brasil e Croácia, foi bastante criticada, inclusive no que se refere ao tempo de duração, considerado curto. Muitas menções relacionaram a cerimônia à abertura das Olimpíadas de 2016 e à necessidade de haver uma maior preparação para a cerimônia de inauguração do evento a se realizar no Rio de Janeiro.

Alemanha vs. Portugal

Nesta segunda (16), o jogo entre Alemanha e Portugal motivou mais de 140 mil menções, com destaque para o atacante Thomas Muller, primeiro jogador a marcar três gols em um só jogo nesta Copa, que sozinho recebeu mais de 100 mil menções no mundo inteiro. Muitas menções sobre a Alemanha disseram que eles estão "pegando fogo" e "destruindo" Portugal. O alemão Andre Schurrle tuitou "Yeeeeeeeesssss!!!! Great first match, great team and great Müller hahaha #germany #WorldCup2014", foi retuitado 2.388 vezes e favoritado 2.345 vezes.

Total de tuítes

A possível melhor Copa do Mundo já registrou mais de 9 milhões de tuítes relacionados ao evento desde a abertura do mundial. Entram no raio de observação da ferramenta todas as menções em inglês relativas à Copa feita no mundo inteiro.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS COPA NO BRASIL POST:

Espanha X Holanda: melhores lances