OPINIÃO
09/12/2014 16:28 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Se você não gosta do Chico Buarque porque ele votou no PT o problema não está com ele, mas com você

É certo deixar de apreciar "Construção" porque o seu autor votou na Dilma? É moralmente elevado xingar um poeta porque ele não é igual a você?

Buda Mendes via Getty Images
RIO DE JANEIRO, BRAZIL -OCTOBER 18: Presidential candidate Dilma Rousseff (L) and singer Chico Buarque during a meeting with artists and intellectuals in Casa Grande Theater on October 18, 2010 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes /LatinContent/Getty Images)

No começo deste ano, Woody Allen se envolveu em uma polêmica das grossas. Sua filha, Dylan, 28, o acusou de pedofilia, afirmando ter sido abusada quando ainda era uma criança de sete anos.

Lembrando: a acusação é antiga, o caso já foi investigado e nada jamais foi provado - um grupo de psicólogos selecionados por promotores americanos e pela polícia concluiu, após uma série de exames, que Dylan não havia sido molestada.

Mas a sombra da acusação continua. E deve continuar para sempre.

Dito isto, seria legítimo desconsiderar a obra de um dos maiores cineastas do mundo? Vou além: se for provado que Allen realmente abusou de sua filha, devemos parar de ver os seus filmes? Devo jogar fora o box com seus DVDs?

Esta questão ética, assim como a acusação contra Allen, é velha: moralmente, devemos ou não separar a obra do homem que a criou?

Escrevo isto tudo porque estou presenciando algo parecido, mesmo que em grau muito, muito distante.

Resumindo: Chico Buarque conheceu o trabalho da TdB, organização social que presido. Topou doar um manuscrito de uma de suas músicas e autorizou que fizéssemos cópias autenticadas para vender. O lucro desta ação vai ser revertido em mais crianças atendidas por nossos projetos.

Boa ideia? Pois é... Mas muitos não acharam. E não porque não gostam da música (Ciranda da Bailarina), não gostam do Chico, ou mesmo porque acham caro (custa 100 reais, ou menos do que você gasta no combo cinema+pipoca+estacionamento em qualquer shopping de SP).

Eles não gostaram porque "o Chico é do PT". Alguns comentários que eu li e ouvi ao divulgar a ação (mantive a gramática - ou falta dela - original):

- "Hipócrita ....fdp ....petralha .....tnc"

- "Que malandro é ele, quer fazer graça com o nosso bolso"

- "Fazendo graça c dinheiro nosso . Falso ,inescrupuloso."

- "Porco chauvinista"

É certo deixar de apreciar "Construção" porque o seu autor votou na Dilma? É moralmente elevado xingar um poeta porque ele não é igual a você?

Se alguém não gosta mais do Chico Buarque, um dos maiores músicos do país, se não for o maior, porque ele votou em alguém que esta pessoa não gosta, além de não ter o meu respeito, não merece nem ouvir o Chico. Merece ouvir outro tipo de coisa... sei lá, me veio à cabeça algo como sons guturais de animais de quatro patas.

- Au... Au!

Ps. É claro que o Chico não está nem aí para estas pessoas. Tem um vídeo incrível na inernet, que mostra um pouco da sua opinião sobre o que falam dele por aí:

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.