OPINIÃO
13/04/2015 15:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:46 -02

Dia mundial de combate aos sorrisos mutilados

No dia 28 deste mês, uma iniciativa vai mudar o sorriso na boca de milhares de brasileiros

Reprodução

Dia desses, eu me peguei perguntando: por que há o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer de Mama, o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Semana de Prevenção do Câncer de Próstata e não existe um Dia Mundial da Luta Contra os Problemas Bucais?

A única resposta a que cheguei: "porque a falta de dentes continua vista apenas como um problema de estética e não de saúde".

Por isso, dia 28 de abril (terça-feira), a TdB, organização da qual sou presidente-voluntário, e a Oral-B, grande parceira de nossos programas, vão promover uma gigantesca ação pela democratização da odontologia - a maior triagem do mundo! Vamos usar o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem bilhões de pessoas no mundo sem acesso a saúde bucal digna (2,4 bilhões, segundo pesquisa publicada no Journal of Dental Research)... E exigir que alguma coisa seja feita!

No mesmo dia, em mais de 300 municípios do Brasil, outros dez países da América Latina e Portugal, os voluntários do programa Dentista do Bem sairão às ruas para identificar jovens entre 11 e 17 anos que precisam de tratamento odontológico e não têm condições de pagar pelo serviço. Os selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos.

Em 30 cidades as triagens serão abertas à população. Nas demais cidades, elas acontecerão em escolas públicas ou instituições sociais.

Se você tem entre 11 e 17 anos e precisa de tratamento odontológico, compareça. E se você conhece alguém que corresponda a esses critérios, fale sobre a ação. Quem quiser participar precisa estar acompanhado dos responsáveis, portando um documento com foto, um comprovante de residência e um comprovante de matrícula em escola pública.

Esperamos que mais de 60 mil jovens passem por nossas triagens. E que o dia 28 de abril entre para a história como o dia mundial do combate aos sorrisos mutilados.

P.S.: Se você precisa de tratamento odontológico e na sua cidade não haverá triagem aberta, entre em contato com a TdB e solicite uma triagem em sua escola ou instituição (clique aqui).

VEJA TAMBÉM:

Galeria de Fotos 7 alimentos que fazem mal aos dentes Veja Fotos