Zumping: No futuro você será um zumper ou um zumpee na relação

Com a pandemia e o isolamento social, emergem novos comportamentos, como o zumping, nos Estados Unidos. É o uso da chamada de vídeo para terminar relacionamentos, em uma alusão ao aplicativo Zoom.

Zumping é a nova palavrinha da vez nos Estados Unidos. É a soma das palavras Zoom, o aplicativo de conferências e encontros de vídeo, e dump, que é “dar fora” em inglês.

Dizem que o “zumping”nasceu depois que uma escritora relatou no Twitter que seu namorado mandou uma mensagem para ela dizendo: “Precisamos conversar” em um convite de chamada de vídeo no Zoom. O que veio daí foi uma separação dolorosa via Zoom.

O zumping já está sendo tão popular nos EUA que recentemente Bela Gandhi, fundadora da Smart Dating Academy, escreveu um artigo dando dicas, caso você seja um “zumper”, que quis terminar, ou se você é um “zumpee”, a pessoa que teve de aceitar o término.

Veja as dicas dela:

Para o ‘zumper’

* Pratique a regra de ouro: tenha um script pronto para que você possa transmitir sua mensagem da maneira mais agradável possível.

Entregue uma mensagem que você gostaria que alguém lhe desse durante uma separação, com compaixão;

* Deixe seu ex em paz. Não ligue ou envie uma mensagem para ver se pessoa está bem. Estudos mostram que ambos os parceiros se curam melhor com zero contato após o rompimento.

* Reflita. Por que essa separação aconteceu? Houve um problema específico ou você estava entediado?

Se você está entediado, e isso já foi um problema antes, você pode ter um padrão de namoro que precisa ser revisto e “tratado”.

Para o ‘zumpee’

* Bloqueie o ex. Como dito acima, é melhor curar o coração partido com contato zero. Por mais doloroso que seja, peça o apoio de pessoas positivas e empáticas em sua vida.

* Terapia. Se a separação for tão dolorosa que você terá problemas para trabalhar após uma semana, peça a ajuda de um terapeuta virtual para guiá-lo nesse período difícil. Existe um luto pelo fim do relacionamento.

* Seja grato. Por mais triste que você se sinta agora — e por mais perfeito que você pensasse que o relacionamento era —, não era.

Esse rompimento foi um alerta sobre alguma incompatibilidade... Melhor se dar conta agora que a pessoa não era legal para você do que passar meses ou anos vivendo uma fantasia. Concorda?

De fato teremos novos comportamentos e novos recursos pós-pandemia; o Zumping talvez seja apenas uma forma momentânea de separação.

Mas vai que a moda pega... Ao menos essas orientações da Bela Gandhi podem ajudar você a se preparar para um momento difícil como uma ruptura online — ainda mais em meio à quarentena.

Este texto é de autoria de articulista do HuffPost e não representa ideias ou opiniões do veículo. Assine nossa newsletter e acompanhe por e-mail os melhores conteúdos de nosso site.