MULHERES
17/02/2019 14:43 -03

Yalitza Aparicio responde a ator que a chamou de "m… de índia"

"Tenho orgulho de ser uma indígena de Oaxaca" disse a protagonista do filme Roma.

Presley Ann via Getty Images
Candidata ao Oscar de Melhor Atriz em 2019, Yalitza Aparicio foi xingada por Sergio Goyr, veterano ator de telenovelas.

Candidata ao Oscar de Melhor Atriz em 2019, a mexicana Yalitza Apariciorebateu um comentário racista feito por Sergio Goyri, ator veterano de telenovelas que em um vídeo que circulou na internet na sexta (15) chamou a protagonista do filme Roma de “uma m… de índia”.

Veja o vídeo em que Goyri xinga [em espanhol] a colega de profissão:

“Tenho orgulho de ser uma indígena de Oaxaca e lamento que existam pessoas que não sabem o significado correto das palavras”, disse Yalitza no sábado (16) em um breve comunicado publicado no jornal mexicano Milenio.

Segundo o Huffpost México, essa não é a primeira vez que a atriz teve de responder sobre sua origem indígena.

Para Teen Vogue, Aparicio explicou que ela não é a cara do México: “O que eu queria dizer é que existem muitas nuances e características entre os mexicanos (...) O que eu gostaria é ver mais diversidade representada, para que essas faces da vida cotidiana possam ser vistas.”

“Certos estereótipos estão sendo quebrados. Apenas pessoas com um determinado perfil podiam aspirar a estar em um filme ou estar em uma capa de revista”, contou a atriz para a Vogue México.

Sergio Goyri pede desculpas

De acordo com o site Universa (do UOL), após a resposta de Aparicio, Goyri publicou um vídeo em sua conta no Instagram pedindo desculpas.

Entre outras coisas ele diz: “Nunca tive a intenção de ofender ninguém. Peço desculpas a ela, que merece tudo o que está acontecendo e muito mais. Para mim é uma honra que ela esteja concorrendo a um Oscar. Estava discutindo sobre algumas coisas e no calor da discussão saiu aquilo, mas eu não tenho o direito de dizer coisas assim e peço desculpas a ela e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas.”