COMPORTAMENTO
09/08/2019 12:29 -03 | Atualizado 09/08/2019 12:34 -03

Vivi Guedes mistura ficção e realidade em comercial da Fiat na Globo

O ápice da influencer digital aconteceu na última quinta (8), quando ela substituiu a atriz Paolla Oliveira e se tornou a nova garota propaganda da Fiat.

Reprodução/Instagram

Tá aí uma influencer de sucesso que você encontra SIM no Brasil.

Com mais de 830 mil seguidores no Instagram desde que a sua primeira publicação foi ao ar em maio, Vivi Guedes, personagem de Paolla Oliveira em A Dona Do Pedaço, novela da Globo, mistura ficção e realidade em um novo capítulo sobre o que é o engajamento entre o público e a televisão.

O ápice da influencer digital aconteceu na última quinta (8), quando ela substituiu a atriz e se tornou a nova garota propaganda da Fiat.

O capítulo que foi ao ar quebrou paradigmas da emissora ao gravar um comercial de uma marca nos próprios estúdios da Globo e com a participação da equipe de direção de um programa da casa.

E tudo isso porque o marketing de ambas as empresas souberam utilizar (e muito bem) o potencial carismático que Vivi Guedes vem construindo nas redes sociais.

A ação, que poderia até ter gerado um certo tipo de desconforto por parte da audiência ao cruzar os limites entre atriz e personagem, foi celebrada no perfil da influencer.

O público já estava acostumado a assistir a novela com o smartphone em mãos - a tal da segunda tela - para acompanhar os updates do feed da blogueirinha.

Mas no último capítulo foi surpreendido quando ela apareceu anunciando as ofertas de automóveis em uma cena contínua que começou ainda na novela e terminou no comercial. 

A personagem “atravessou” pela vinheta do intervalo e, em sequência, já começou a apresentar a campanha patrocinada pela Fiat. 

No Instagram, boa parte dos “seguimores” elogiaram a postura de Vivi como garota propaganda.

“Gente kkkk eu vejo a novela já esperando o post !!! Mas emendar a novela na propaganda foi demais kkkkkk ! Adorei”, escreveu a usuária Renata Vieira.

“Quem tava assistindo à novela é veio aqui para confirmar?”, reforçou o comentário do perfil @doidosporfuteboll_.

Para o usuário Luan Henrique, que acompanha a novela, o comercial foi o “auge dos auges” da propaganda. 

 “Meu sonho de princesa publicitária, amei”, acrescentou.

O diretor de soluções integradas da Globo, Eduardo Becker, foi um dos responsáveis pela ação. Em entrevista ao Meio e Mensagem, ele afirmou que a personagem-influencer já usava o seu perfil no Instagram para alavancar os produtos da Fiat, mas não diretamente.

“Trabalhamos lado a lado com a Fiat e Leo Burnett para aproveitar todo nosso conhecimento e experiência na criação, produção e distribuição de conteúdo para chegar a um formato inovador, que nas últimas semanas tem engajado o público em diferentes plataformas”, explicou.

Para Malu Antonio, gerente de marketing e comunicação da Fiat, o grande diferencial da ação foi fazer o consumidor interagir com a marca sem criar uma situação desconfortável.

“As pessoas assistem à TV, usam o celular e consomem todas as mídias. O que é real e o que é virtual acaba fazendo pouca diferença nesse contexto de produto, varejo, telas, ficção e realidade. Decidimos, então, fazer um projeto a várias mãos para quebrar todas essas fronteiras e criar um storytelling capaz de levar uma mensagem ao consumidor de forma delicada”, afirmou.

É claro que o sucesso da influenciadora também despertou o interesse de outras marcas.

Além da Fiat, Vivi já anunciou produtos da Avon em seu Instagram e a Pernambucanas afirmou que vai utilizar a imagem da blogueira em suas inserções de conteúdo. 

A construção da personagem Vivi Guedes

Mas o que faz de Vivi Guedes um grande case de sucesso?

Obviamente, a atuação da atriz, Paolla Oliveira. Mas também, uma mistura de inspirações de influenciadoras da vida real, como Kim Kardashian, Caroline Daur, Camila Coutinho, Rihanna, de acordo com Amora Mautner, que é a diretora artística da novela.

Mas ser uma blogueirinha é apenas um dos aspectos da personagem.

Na novela, Vivi é uma garota que viu a mãe ser morta, escapou de um atentado violento e foi adotada e mimada por um casal rico após estar completamente perdida nas ruas. Adicione-se a isso a sua relação com um matador de aluguel, as maluquices de  sua irmã Fabiana, que é uma das vilãs da trama, e uma série de atitudes moralmente questionáveis.  

Mas é a sua autenticidade nas redes, os bastidores da novela que ela compartilha com o público e os famosos “carões” que alimentam a sua audiência de seguidores. Todos desejam um pouco da rotina de Vivi.

View this post on Instagram

Vermelho amor ❤

A post shared by Estilo Vivi Guedes (@estiloviviguedes) on

Diante de tanto sucesso, cabe o questionamento se a Globo deveria ou não seguir alimentando os posts da influencer, mesmo após o fim da novela das nove. Qual deverá ser o futuro de Vivi, seguimores?