COMIDA
16/05/2019 02:00 -03

Virada Cultural terá 8 festivais de comida e chefs no meio da bagunça

Além da participação de restaurantes e bares tradicionais do Centro, como A Casa do Porco e Drosophyla, a Virada conta com festivais de culinária internacional e regional.

A Virada Cultural deste ano, que será realizada em São Paulo neste final de semana, conta com atrações imperdíveis, sendo uma delas a gastronomia

A 15ª edição do maior evento 24 horas do mundo investiu na comida boa paulistana e contratou o curador cultural de gastronomia, Ronaldo Bitelloe, para montar uma programação com as mais variadas culinárias, ligadas à identidade da cidade. 

Assim, o evento apresentará a maior programação gastronômica já realizada: serão 8 praças gastronômicas espalhadas pelo centro da cidade, com mais de 70 operações, além de 100 pontos de trucks (comida ou cerveja) e tendas espalhadas nos palcos centrais. 

Cerca de 20 restaurantes e bares tradicionais do Centro também vão estender seus horários durante a Virada. Alguns deles são A Casa do Porco, Orfeu, Casa da Mortadela, Como La Casserole, Bar Dona Onça, Esther Rooftop, Ponto Chic, Ramona e Drosophyla Bar. 

Festivais

A Virada terá um programação de festivais gastronômicos em paralelo às demais atrações. Um dos destaques é o Smorgasburg, que é o maior festival de gastronomia de rua do mundo. Ele virá, pela primeira vez, em uma versão pocket ao lado do Theatro Municipal.

Outra praça em destaque é o Festival Fuegos, que servirá carnes especiais e pratos preparados diretamente na brasa. O evento, que será comandado por chefs especialistas como o Marcos Livi, do Veríssimo, acontecerá na avenida São Luis. 

Já a avenida Ipiranga será palco do Festival Sabores do Mundo, que vai reunir o que há de melhor na gastronomia internacional, incluindo a famosa terrine do chef francês do Esther Rooftop, Benoit Mathurin.

Em frente à Praça das Artes, a chef do restaurante Portal da Coreia, Yun Hwang, promove uma degustação da gastronomia coreana. 

Veja abaixo a programação completa dos festivais gastronômicos da Virada Cultural deste fim de semana: 

SÁB e DOM 18h  02h e das 10h  18h Fuegos Festival – Um culto à gastronomia feita no puro fogo

Onde: Av. São Luís.

SÁB e DOM 18h  02h e das 10h  18h Festival Smorgasburg – Maior festival de gastronomia de rua do mundo

Onde: Lateral do Theatro Municipal.

SÁB e DOM 18h  06h e das 10h  18h Festival Sabores do Brasil – Cozinha de origem de norte a sul do país.

Onde: Vale do Anhangabaú.

SÁB e DOM 18h  00h e das 10h  18h Tenda Sabores da Coreia
Promoção da gastronomia coreana em celebração aos 60 anos de relações diplomáticas Coreia-Brasil.

Onde: Boulevard São João, em frente à Praça das Artes.

SÁB 18h  02h e das 10h  18h Festival Sabores do Mundo part. do chef Benoît Mathurin do Esther – Vitrine de gastronomia mundial para todos os gostos.

Onde: Ipiranga com a Praça da República.

SÁB e DOM 18h  18h Festival de Comida Popular  – Da galinhada ao feijão tropeiro, do acarajé ao churrasquinho.

Onde: Parque da Luz.

SÁB e DOM 18h  04h e das 10h  18h Praça de Cervejas Artesanais – Beer trucks com marcas de cervejas artesanais brasileiras

Onde: R. Dr. Bráulio Gomes.

SÁB e DOM 18h  04h e das 10h  18h Festival Solano Trindade – Feira de economia criativa, com moda, artes e alimentação.

Onde: Largo do Arouche. 

Serviço

15ª edição da Virada Cultural

Início: 18/05 às 18hrs

Fim: 19/05 às 18hrs

Onde: Centro de São Paulo

Para mais informações sobre a Virada Gastronômica, clique aqui