ENTRETENIMENTO
08/05/2019 19:49 -03 | Atualizado 08/05/2019 20:12 -03

Virada Cultural 2019: Os destaques da maior programação da história do evento

Festival paulistano oferecerá mais de 1200 atividade culturais gratuitas nos próximos dias 18 e 19 de maio.

dabldy via Getty Images
Integração da Avenida Paulista no roteiro é uma das grandes novidades da 15ª Virada Cultural. 

Shows de Anitta, Pabllo Vittar, Naiara Azevedo, Ludmilla, Lucas Lucco e Caetano Veloso com seus filhos Moreno, Zeca e Tom Veloso estão as principais atrações da Virada Cultural 2019, em São Paulo, que será realizada nos dias 18 e 19 de maio, e cuja programação foi divulgada nesta quarta-feira (8).

Esta 15ª edição será a maior do evento desde sua criação já que, pela primeira vez, ocupará também as 32 subprefeituras, oferecendo mais de 1200 atividades gratuitas (200 a mais que no ano passado) em mais de 250 pontos dos quatro cantos da cidade. A expectativa de público é de 5 milhões de pessoas.

Estão previstos também shows do filho caçula de Fela Kuti, Seun Kuti & Egypt 80 com participação de Iza; de Lucas Lucco, Aline Barros, Anavitoria, Rincon Sapiência + Àttooxá, Ludmilla, Maria Rita, Criolo, Emicida, Karol Conka, Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo), Moraes Moreira, Preta Gil, Nação Zumbi, É O Tchan, Jojô Todynho, Céu + Tropkillaz, Angela Ro Ro, Baco Exu do Blues, Sepultura, Vitor Kley, entre outros.

Uma das principais novidades dentro do nicho musical é a estreia do programa de música nas sacadas, que levará para prédios históricos do centro de São Paulo espetáculos de música brasileira, rock, ópera, além de serestas.

Neste ano haverá também um palco em celebração aos 70 anos de Itamar Assumpção (1949-2003) e apresentações especiais da Orquestra Sinfônica Municipal, da Orquestra Jazz Sinfônica e do bandolinista Hamilton de Holanda. Está previsto também um palco totalmente dedicado à música sertaneja e deslocamento do palco de música gospel para a região central da cidade. 

A integração do corredor aberto da Avenida Paulista é outra novidade do evento neste ano. Instituições como  Instituto Moreira Salles (IMS), Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp permanecerão abertas durante todo o tempo Virada, com programação especial para o público.

Oito praças gastronômicas também serão montadas pelo centro (com mais de 70 operações), além de outros 100 pontos de trucks (comidas e bebidas). Além disso, estão programadas 23 festas em tendas espalhadas também pela região central, dezenas de espetáculos teatrais e 180 atrações para o público infantil. 

Como manda a tradição, o Metrô e as linhas da CPTM vão funcionar durante toda a Virada, pela primeira vez sob o comando do secretário da Cultura Alê Youssef - que assumiu a pasta em janeiro deste ano no lugar de André Sturm.

Informações completas sobre a programação estão disponíveis no site viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.

Galeria de Fotos 10 teorias de Game of Thrones Veja Fotos