15 maneiras inteligentes de usar o vinagre na casa toda

Além de receitas, o vinagre pode ser usado para limpeza, desodorização e até como amaciante.

Há muitas coisas incríveis que você pode fazer com produtos domésticos comuns, inclusive ingredientes de cozinha. Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre tem incríveis funcionalidades para limpeza e desodorização. Algumas pessoas até o usam como um produto de beleza.

Pesquisamos na internet e conversamos com a especialista de limpeza e autora Becky Rapinchuk, também conhecida como “Clean Mama”, para reunir uma lista dos diferentes usos deste produto.

Leia abaixo os 15 incríveis usos do vinagre em sua casa. Enquanto a maioria envolve vinagre branco tradicional, outros truques requerem o vinagre de maçã.

Roupas mais macias

O vinagre branco comum pode fazer maravilhas quando se trata de lavar roupas. Rapinchuk usa o produto como uma alternativa natural aos amaciantes de tecidos convencionais.

“Uso 1/4 de xícara em cada leva de roupas como amaciante natural”, disse a especialista. “Amacia a roupa, mantém a lavadora limpa e não cheira a picles”.

Limpeza de cafeteiras

Uma maneira de dar uma boa limpeza à cafeteira é fazer uma solução de limpeza com metade de água e outra de vinagre branco.

A mistura pode descalcificar a máquina, que é suscetível ao acúmulo de minerais. Os amantes de cafeína também podem usar a misturinha para limpar suas cafeteiras ou máquinas de café expresso. Nota: Pode durar vários ciclos de lavagem.

Limpeza de tapetes

“Uso uma proporção de 50% de vinagre branco e 50% de água quente para limpar tapetes”, disse Rapinchuk. “Isso foi sugerido por um profissional anos atrás.”

Se houver uma mancha no tapete, você também pode derramar um pouco de vinagre e polvilhar com bicarbonato de sódio por cima para criar uma reação que pode ajudar a extrair a sujeira.

Acabe com as moscas de fruta

Existe um ditado que diz que “você pega mais moscas com mel do que com vinagre”, mas isso não parece ser o caso das moscas da fruta.

Muitas armadilhas naturais para moscas da fruta usam vinagre de maçã, com uma tigela de vinagre coberta com filme plástico perfurado ou um prato de vinagre com algumas gotas de sabão.

Aparelhos de limpeza

Rapinchuk usa vinagre branco para manter sua cozinha cintilante.

“Coloque-o em um pano de microfibra e limpe utensílios de aço inoxidável”, disse ela. Você também pode colocá-lo em um frasco de spray para pulverizar o pano ou a superfície.

Certifique-se de usar vinagre branco - e não outros tipos - ao limpar os utensílios.
Certifique-se de usar vinagre branco - e não outros tipos - ao limpar os utensílios.

Limpeza de banheiros

O vinagre branco é um ingrediente comum para a limpeza de banheiros.

Você pode adicionar 1/2 xícara na privada, deixe descansar por uma hora, e lave normalmente. Outros métodos envolvem bicarbonato de sódio.

Removendo adesivos

O vinagre é uma ótima ferramenta para remover qualquer adesivo, seja de preços a decorações de laptop.

O segredo é pincelar levemente a superfície com vinagre branco, deixar descansar por cinco minutos, limpar o excesso e tentar raspar o adesivo.

Limpeza de chuveiros

Rapinchuk também gosta de usar vinagre para limpar o chuveiro. “Você pode misturar bicarbonato de sódio com um pouco de suco de limão ou vinagre, e isso ajuda também a limpar o ralo”, disse ela.

Esfregue ainda as paredes com vinagre para remover a espuma de sabão.

Você também pode misturá-lo com bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal para criar uma pasta para remover a espuma do sabão. Certifique-se de enxaguar com água quando terminar.

Matando ervas daninhas

“Você pode borrifar vinagre nas ervas daninhas para matá-las”, disse Rapinchuk.

De fato, algumas pessoas gostam de combinar vinagre com detergente ou sal, despejar a mistura em um frasco de spray e atacar as ervas daninhas em seu jardim como um herbicida natural.

No entanto, alguns especialistas alertam contra esse método, pois ele pode causar danos ambientais ou corporais se você trocar por vinagres com concentrações mais altas de ácido acético.

Adstringente natural

”O vinagre de maçã é um ótimo adstringente!” Rapinchuk observou.

Existem muitas receitas de tônicos faciais naturais feitos com vinagre de maçã. Obviamente, a pele de todo mundo é diferente, então você terá que testá-la para ver se funciona para você.

Limpeza de trituradores de lixo

Você pode usar vinagre branco para limpar o seu triturador.

Rapinchuk recomenda colocar 1/4 de xícara no lixo, deixar descansar por alguns minutos, jogar água fria e ligá-lo para limpar tudo.

Outro método é fazer cubos de gelo com vinagre, jogue-os no lixo e ligue-o.

Remoção de odores

Se você lida com cebola, peixe ou outros ingredientes fedidos, pode tirar o odor das mãos lavando-as com vinagre branco. Você pode fazer o mesmo com recipientes com cheiro persistente.

Alguns acreditam que colocar vinagre em uma tigela pequena e deixá-lo em um quarto durante a noite ajuda a remover maus odores.

Limpeza de máquinas de lavar

“Uso vinagre para limpar a lavadora e a máquina de lavar louça”, disse Rapinchuk.

Além de trabalhar como amaciante de roupas, o vinagre tem um efeito de limpeza na própria máquina de lavar. Uma maneira de usá-lo é colocar meia xícara de vinagre e meia xícara de água na gaveta de detergente ou na própria lavadora e executar um ciclo normal. Uma vez feito, use um pano úmido para limpar a vedação da porta e mantenha-a aberta para arejá-la.

Remoção de cera de vela

Uma maneira fácil de remover a cera de vela teimosa é aquecer e amaciar a cera com um secador de cabelo e limpá-la. Mas se isso não funcionar, misture vinagre e água, mergulhe uma toalha de papel na solução e tente limpar novamente.

Superfícies de lavagem

“Eu lavo banheiras, azulejos, laminados, balcões de superfície sólida, geladeira e freezer com produtos de limpeza feitos com vinagre”, observou Rapinchuk. “Mas não em nenhuma pedra, como mármore, quartzo, granito”.

Uma maneira fácil de fazer tal esfoliação é combinar vinagre, bicarbonato de sódio e óleo essencial para fazer uma pasta que limpe e desinfecte as superfícies. Você também pode combinar vinagre, água e óleo essencial para um limpador de spray para todos os fins, para todos os tipos de áreas e itens domésticos (incluindo brinquedos para bebês).

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.