COMPORTAMENTO
22/12/2019 03:00 -03

Verão 2020: 10 motivos para celebrar a chegada da estação

É oficial: o verão está entre nós.

Hello World via Getty Images
O verão começa neste domingo no hemisfério sul.

Está aberta a temporada dos melhores dias do ano. Sim. Neste domingo (22), oficialmente começa o verão no Hemisfério Sul.

A estação dura até o dia 20 de março e, no Brasil, é marcada pela elevação de temperatura em todo o País, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Assim, os dias acabam sendo mais longos do que as noites.

Mesmo quem odeia o verão fica feliz com a chegada da estação, afinal, de tanto reclamar do calor, dos dias de sol e do céu azul, não há quem não deixe se contagiar um pouquinho pela alegria deste período.

É sempre assim. Acordar fica mais fácil com os raios de sol e todo novo dia é uma oportunidade para aproveitar as atividades a céu aberto. Praia, caminhada, parque, corrida ou simplesmente abrir uma cerveja gelada e esperar o sol se por. Tem como reclamar?

Para acalmar os dias quentes, sempre rola aquela chuvinha no fim do dia, perfeita para refrescar.

Se você é do time que estava contando os minutos para a chegada do verão, talvez você se identifique com estes 10 motivos para celebrar a chegada da estação.

1. A cerveja não parece ainda melhor?

É um fato, qualquer cerveja é ainda mais deliciosa no verão. De preferência, na beira do mar e acompanhada de um queijinho coalho (ou qualquer outro petisco).  

2. Esqueça passar frio dentro de casa

Abra as janelas e deixe o sol entrar — simples assim. Aproveite para mudar as plantas de lugar, prepare um banho bem refrescante e curta os dias ensolarados.

3. Pode entrar o look completo: camiseta, cropped e shortinhos

Tem coisa melhor do que usar uma roupa fresquinha? Abuse dos shorts, camisetas, croppeds e vestidos. Vale tudo: tons neutros ou muito floral. Você decide.

4. Eu já disse que tá valendo comer açaí t-o-d-o-s os dias?

Sim, açaí é refeição. E sim, ele pode ser comido todos os dias. Amantes da iguaria roxa e gelada podem comemorar.

5. E também aproveitar para colocar o bronzeado em dia

Diga adeus àquela cor de palmito de escritório. Pode entrar bronzeado saudável! Mas preste atenção nos cuidados com a pele e não se esqueça de usar o filtro solar. Aqui está um guia para você escolher o melhor produto para a sua pele.

6. Você pode se convidar para uma festa na piscina do seu amigo

Uma caixinha de som, um isopor com bebidas geladas e uma piscina... Que maravilha! 

7. Ou realizar a sua própria pool party

É só preparar o biquíni e juntar a galera.

8. Também está liberado tomar sorvete sempre que quiser 

Sorvete melhor sobremesa, sim ou claro? De fruta, de chocolate, no palito, por quilo, com leite condensado, paçoca ou leite em pó. Não importa! Só não vale abusar e reclamar depois...

 

9. Ou então, acrescentar sorvete em qualquer outro tipo de comida

Na salada de frutas, com biscoito, no bolo, antes do almoço e entre as refeições. Qualquer motivo é um bom motivo para um sorvetinho.

10. Não esqueça da quantidade de frutas maravilhosas da estação

E se você é do Nordeste, você é privilegiado, SIM. Afinal, a fartura é enorme: jaca, siriguela, umbu, mangustão... 

Veja a previsão para o verão em cada região do País

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão de 2020 não será influenciado pelos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) e La Niña (fenômeno caracterizado esfriamento das águas do Pacífico). Veja aqui mais previsões para a temporada em cada região.

Região Norte

As condições climáticas para este verão na região, segundo o Inmet, são de probabilidade de chuvas dentro da faixa do normal ou abaixo, especialmente em áreas dos estados do Pará e Amazonas. No Tocantins, há uma indicação de chuvas dentro da faixa normal.

Região Nordeste

Na Região Nordeste, a previsão para o verão 2020 indica uma maior probabilidade de chuvas acima da média nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco, assim como no sul dos estados do Maranhão e Piauí. Nas demais áreas, há um risco de as chuvas ficarem abaixo da média.

“Vale lembrar que temperaturas serão predominantemente elevadas na região, porém, nas localidades onde há a probabilidades de chuvas acima da média, os termômetros devem registrar temperaturas levemente inferiores à média”, destacou o Inmet.

Região Centro-Oeste

Para o Centro-Oeste, as previsões para o verão são de probabilidade de que o acumulado de chuvas seja dentro da faixa normal ou acima em grande parte da região, exceto no centro-sul do Mato Grosso, sul de Goiás e parte de Mato Grosso do Sul, onde há probabilidade de chuvas inferiores.

“As previsões indicam que as mesmas devem ultrapassar a média ao longo da estação” informou o instituto.

Região Sudeste

A Região Sudeste tem previsões para o verão de chuvas variando dentro da faixa normal ou acima em grande parte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão indica chuvas abaixo da média.

Região Sul

No Sul do país, há probabilidade de chuvas dentro da faixa normal ou acima em praticamente toda a região, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser predominantemente elevadas, porém dentro da normalidade do verão na região.