Comportamento

Universidade e sociedade: União que sempre rende bons frutos

Centro Universitário Senac se preocupa tanto com estudantes e professores quanto com os problemas da sociedade ao redor.
Centro Universitário Senac se preocupa tanto com estudantes e professores quanto com a sociedade
Centro Universitário Senac se preocupa tanto com estudantes e professores quanto com a sociedade

Se você está prestes a iniciar sua jornada no Ensino Superior, nunca se esqueça que as universidades têm um papel importante na sociedade. Pois é. Muito mais do que o conhecimento transmitido em salas de aula e atividades extracurriculares, alguns cursos se notabilizam por oferecer gratuitamente serviços voltados para a comunidade, ajudando tanto na formação dos alunos quanto na vida de quem, muitas vezes, não possui recursos suficientes para o acesso a um profissional de ponta. Mas, no ambiente universitário, isso é possível com supervisão de professores capacitados para este tipo de atividade. Afinal, como diz o velho ditado, a educação é a mais poderosa ferramenta de inclusão social. E a gente explica um pouco mais disso a partir de agora.

Desde sua criação, na década de 1940, o Senac se preocupa não só com a especialização teórica de seus alunos, mas também com o que eles podem fazer para melhorar o ambiente das comunidades e minimizar problemas que insistem em se fazer presentes no nosso dia a dia. Não se trata de uma ação de voluntariado, esporádica, mas sim o amplo trabalho do conceito de integração social, com o fortalecimento de pessoas, instituições e comunidades. No oferecimento de serviços gratuitos, por exemplo, ganham a população, com acesso a um trabalho de qualidade, e o estudante, que pode colocar em prática tudo o que aprendeu no campo teórico e ainda contribui para a melhoria da qualidade de vida e do convívio social de milhares de pessoas.

Ações

Em todos os campi, por exemplo, o Centro Universitário Senac abre suas bibliotecas para que as pessoas interessadas em livros, revistas, quadrinhos, DVDs e CDs possam retirar por empréstimo. A quem não é aluno da instituição, pede-se a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência para a realização do cadastro.

Para completar, é possível também acessar a biblioteca virtual e aproveitar e-books, revistas e jornais on-line. Assim, fomenta-se a educação por meio da disponibilização de um dos maiores acervos literários do País à comunidade.

Outro programa reconhecido na instituição é o Projeto Senac Saúde, que envolve os alunos dos cursos de Educação Física e Nutrição do campus Santo Amaro, em São Paulo, em um amplo trabalho de orientação à comunidade local, com treinamento funcional, grupo de dança e grupo de corrida, sem custos e com atividades no Centro Esportivo do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

No local, os estudantes atuam com pessoas que desejam melhorar a saúde, mas não sabem por onde começar. Além disso, aprendem a lidar com os desafios da rotina, estimulam os participantes a mudar hábitos e transformam a comunidade. Há casos de alunos que perderam peso, melhoraram o condicionamento físico, passaram a praticar esportes regularmente e até superaram problemas de saúde.

Quer mais? Algumas unidades oferecem atendimento gratuito de estética, saúde e bem-estar. Para se inscrever nesses programas, que incluem até mesmo serviço estético facial a jovens que sofrem com acne, basta fazer um cadastro no site do Senac, escolher o endereço mais próximo de casa e se comprometer a fazer o tratamento oferecido até o final.

Tudo com a participação de alunos e a supervisão de professores. Na Grande São Paulo, esses serviços estão disponíveis nas unidades Penha, Santo André, Taboão da Serra e Vila Prudente. No Interior do Estado, por sua vez, é possível ter acesso aos tratamentos gratuitos nas unidades Araçatuba e Marília.

São projetos que representam para a população e comunidades vizinhas a chance de crescimento da economia e melhoria da qualidade de vida. Tudo alinhado à missão institucional do Centro Universitário Senac, estimulando alunos e colaboradores por meio da educação e cidadania.

Serviço

A instituição oferece 41 cursos de Ensino Superior, em períodos que variam de dois a cinco anos e formação de bacharelado ou tecnologia. A maioria tem atividades concentradas no campus Santo Amaro, em São Paulo, mas há outros dois campi na Capital Paulista e dois no Interior do Estado.

Na grade curricular, há chance de estágios, participação em eventos e oficinas e ofertas de intercâmbios com algumas das melhores instituições de ensino.

Tudo para formar o profissional mais completo possível, capaz de entender que qualidade de vida não é algo supérfluo, mas item de primeira necessidade no mundo atual. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.