NOTÍCIAS
24/05/2020 18:46 -03

Trump proíbe entrada de viajantes vindos do Brasil por causa do novo coronavírus

“A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país", diz comunicado da Casa Branca.

Os Estados Unidos estabeleceram restrições de viagem ao Brasil neste domingo (24) devido à pandemia do novo coronavírus. O presidenteDonald Trump já havia dito que considerava impor uma proibição de viagens para passageiros vindos de solo brasileiro. 

“Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos”, diz um comunicado deste domingo da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany.

“A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, acrescenta a nota. 

ASSOCIATED PRESS
“A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, diz nota da Casa Branca.

O Brasil se tornou o número 2 do mundo em casos de coronavírus na sexta-feira, perdendo apenas para os Estados Unidos, e agora tem mais de 347.000 pessoas infectadas pelo vírus, informou o Ministério da Saúde.

Na última terça-feira (19), Donal Trump falou sobre a possibilidade. “Não quero pessoas vindo para cá e infectando nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores... O Brasil está tendo problemas, não há dúvida sobre isso”, disse a repórteres.

Trump suspendeu a entrada da maioria dos viajantes da China, onde o surto começou, em janeiro. No início de março, ele impôs restrições de viagem a pessoas vindas da Europa.

A medida anunciada neste domingo não será aplicada a residentes dos Estados Unidos ou a pessoas casadas com um cidadão americano ou que tenha residência permanente no país. Menores de 21 anos que sejam filhos ou irmãos de americanos ou de residentes permanentes também poderão ter acesso ao país.

Também fica de fora da nova restrição membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo americano.

 
Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost