NOTÍCIAS
11/01/2020 14:49 -03 | Atualizado 13/01/2020 14:05 -03

Trump critica decisão de Harry e Meghan de deixar funções na realeza britânica

Para presidente dos EUA, situação, que está sendo chamada de Megxit, "não deveria estar acontecendo" com a rainha Elizabeth.

O mundo inteiro parece interessado em falar sobre a decisão do casal Harry e Meghan Markle de se afastar de suas funções como membros sêniores da família real britânica. Até o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez comentários a respeito. 

Em entrevista à rede FoxNews na sexta (10), o mandatário norte-americano lamentou a situação para a rainha Elizabeth. “Acredito que é triste. Ela [a rainha] é uma grande mulher. Nunca cometeu um erro. Teve um reinado perfeito”.

O presidente dos EUA, contudo, se esquivou quando questionado se os duques de Sussex deveriam rever a decisão. “Não quero me meter no assunto, mas tenho muito respeito pela rainha. Acredito que isso não deveria estar acontecendo com ela”, completou Trump.

Victoria Jones - PA Images via Getty Images
O duque e a duquesa de Sussex em suas posições originais ao lado da rainha Elizabeth II na foto oficial da realeza britânica antes do anúncio que surpreendeu a vó do príncipe Harry.

Negociando o futuro

O anúncio sobre deixar as funções na família real ocorreu, conforme as primeiras informações, sem aviso prévio, na quarta (8). O casal disse que pretende ficar mais tempo na América do Norte e “trabalhar para ser financeiramente independente”. 

Nestes sábado (11), uma fonte da realeza britânica afirmou que as discussões sobre os planos futuros para o príncipe Harry e a esposa Meghan estão progredindo bem e devem terminar dentro de dias.

Autoridades passaram a sexta-feira (10) realizando reuniões sobre novos arranjos para Harry e Meghan, e a situação estava progredindo bem, de acordo com a fonte, que acrescentou que o objetivo é chegar a um acordo dentro de dias.

A mesma fonte disse que as autoridades consultaram os governos britânico e canadense sobre a questão do futuro do casal.

Meghan está no Canadá com o filho bebê do casal, Archie, e ela e Harry estão pensando em firmar base por lá.

Trabalho

Separadamente, o jornal London Times informou que Meghan, uma ex-atriz de TV, havia concordado em gravar uma dublagem para a Disney em troca de a empresa fazer uma doação a uma instituição de caridade que trabalha para proteger os elefantes.

O Times não deu detalhes sobre o que envolveria a dublagem de Meghan, mas disse que a Disney faria uma doação para a instituição de caridade Elephants Without Borders. O jornal não citou a fonte da informação.

Uma porta-voz oficial do Palácio de Buckingham não fez comentários imediatos sobre a reportagem e a Disney também não respondeu.

Com Agência Reuters