NOTÍCIAS
18/05/2019 11:08 -03

Com risco iminente de rompimento de barragem, Barão de Cocais terá novo treinamento de evacuação

Simulação com população do município à 100 quilômetros de Belo Horizonte foi marcado para às 15h deste sábado (18).

Reuters
Objetivo da ação é indicar rotas de fuga e pontos de encontro para as cerca de 2,4 mil pessoas do município de Barão de Cocais e região.

Com o risco iminente do rompimento de um talude (inclinação na superfície lateral de um aterro) da Mina de Gongo Soco, em Barão dos Cocais (MG), um novo treinamento da população do município à 100 quilômetros de Belo Horizonte foi marcado para às 15h deste sábado (18).

Segundo disse o tenente-coronel Flávio Godinho Pereira, coordenador Adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, à Agência Brasil, a simulação tem como objetivo indicar rotas de fuga e pontos de encontro para as cerca de 2,4 mil pessoas que não participaram do treinamento realizado no dia 25 de março.

De acordo com a Defesa Civil, o rompimento deverá atingir também, além das comunidades vizinhas de Socorro e Tabuleiro - que estão logo abaixo da barragem e já foram totalmente evacuadas –, o Rio São João, que poderia se misturar aos rejeitos e arrastá-los até Barão dos Cocais.

As autoridades trabalham com a expectativa de que “o pior cenário” se confirme. Tanto que foi instalado, na madrugada de sexta (17), foi instalado um posto de comando que tem a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Ministério Público e a Prefeitura de Barão de Cocais em alerta.