NOTÍCIAS
19/03/2020 19:10 -03

Senador Nelsinho Trad diagnosticado com coronavírus está internado, mas se recupera

Trad é um dos 16 integrantes da comitiva de Bolsonaro aos EUA que já testou positivo. Na quarta, também foram confirmados Heleno e Bento.

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Nelsinho Trad (PTB) foi o primeiro parlamentar a testar positivo para coronavírus. Após três dias de febre e alterações no pulmão, ele está internado em hospital de Brasília.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o primeiro parlamentar a testar positivo para covid-19, está internado no Hospital Sírio-Libanês. Ele apresentou uma leve alteração no pulmão e febre nos últimos três dias, mas seu quadro clínico tem evoluído. 

Conforme sua assessoria de imprensa destacou nesta quinta (19), “está mantendo boa oxigenação e teve melhora significativa do estado geral de saúde”. Ele foi submetido a uma tomografia de tórax e, em nota, a assessoria informa que não há “sinais de gravidade” e o parlamentar também não está mais com febre. 

Trad é um entre os 17 integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos que já tiveram diagnosticado coronavírus. O primeiro foi o secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, que já apresentou sintomas da doença nos EUA, como revelou o HuffPost, e se negou a realizar por lá os exames. 

Também o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, estava na comitiva e testou positivo. O resultado saiu na quarta (18) e nesta quinta ele cumpre seu primeiro dia de isolamento domiciliar. Segundo interlocutores, o ministro, que tem 72 anos e está no grupo de risco, passa bem e não apresenta sintomas. Apesar do diagnóstico, ele não deixou de trabalhar e está despachando com assessores.  

Outro ministro do governo que está com coronavírus é o almirante Bento Albuquerque, das Minas e Energia, mais um que acompanhou o presidente aos EUA. Segundo nota emitida pela pasta, o ministro não apresenta sintomas e ficará em isolamento no Rio de Janeiro, de onde despachará por videoconferência. 

Na live desta quinta, o presidente afirmou que o presidente da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações), Sergio Segóvia, também contraiu coronavírus, mas passa bem. Ele é mais um dos que integraram a comitiva presidencial aos Estados Unidos. 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), testou positivo para coronavírus na quarta. O senador já havia feito um primeiro exame semana passada e realizou um novo teste esta semana. Ele vinha sentindo indisposição, mas afirma não estar com nenhum outro sintoma. Ainda na quarta, Alcolumbre realizou exames no Sírio Libanês e foi liberado nesta quinta, para permanecer em isolamento, conforme orientações. 

Também os deputados Cezinha Madureira (PSD-SP) e Daniel Freitas (PSL-SC) estão com convid-19.