COMIDA
08/05/2019 02:00 -03

Pesquisa mostra que é possível tomar chá sem açúcar (mas é preciso treino)

Nada vai impedir que você tome seu chazinho diário.

Se você gosta de uma colher de açúcar (ou 4 no chá, pode ser a hora de repensar esse hábito. Uma nova pesquisa sugere que você vai desfrutar dos prazeres do chá mesmo que ele não esteja doce.

Especialistas em saúde afirmam que cortar o açúcar de uma vez e mesmo reduzir o uso aos poucos são métodos efetivos para reduzir o consumo.

Depois de cortado o açúcar, as pessoas continuaram curtindo o chazinho diário.

Angela Cappetta via Getty Images
Está na hora de tomar chá sem açúcar.

Os pesquisadores do University College London e da Universidade de Leeds dizem que o consumo excessivo de açúcar é um “problema de saúde pública” e que a adição de açúcar às bebidas é um dos fatores mais importantes a levar em conta.

Eles analisaram dados de 64 homens que costumavam adoçar o chá. Os participantes foram divididos em 3 grupos. O primeiro reduziu a quantidade de açúcar acrescentada ao chá gradualmente, ao longo de 4 semanas; o segundo, de uma só vez; e um grupo de controle, que continuou tomando chá adocicado.

Os resultados indicam que os 2 primeiros grupos conseguiram passar a tomar chá sem açúcar sem nenhum problema.

Ao final do estudo, 42% dos integrantes do grupo de redução gradual deixaram de adoçar o chá. Entre os que pararam de uma vez, o percentual foi de 36% ― contra somente 6% do grupo de controle.

Os pesquisadores concluíram: “Os indivíduos conseguem reduzir a quantidade de açúcar consumida no chá usando duas estratégias comportamentais diferentes. Reduzir o açúcar não afeta o gosto pela bebida, o que sugere que mudanças de longo prazo são possíveis. Intervenções similares podem ser utilizadas para reduzir o consumo de açúcar em outras bebidas, tais como suco de fruta diluído.”

Longa vida ao chá!

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.