ENTRETENIMENTO
03/02/2020 03:00 -03 | Atualizado 03/02/2020 09:23 -03

Canal National Geographic exibe 'The Cave', documentário que concorre ao Oscar 2020

Filme conta a história da Dra. Amani Ballour, uma pediatra que coordena um hospital subterrâneo em meio a guerra na Síria.

Divulgação
A Dra. Amani Ballour em cena do documentário "The Cave".

Um dos finalistas ao Oscar 2020 de Melhor documentário, The Cave, será exibido exclusivamente no canal National Geographic  nesta segunda-feira (3), às 21h. O filme dirigido por Feras Fayyad conta a história da Dra. Amani Ballour, uma pediatra que coordena um hospital subterrâneo na cidade de Guta Oriental em meio a guerra civil na Síria.

Indicado ao Oscar pelo documentário Últimos Homens em Aleppo (2017) e vencedor do Emmy, o cineasta sírio retorna a seu país para fazer um relato comovente sobre coragem, resiliência e solidariedade. The Cave ganhou o Grolsch People’s Choice Award no Festival de Toronto e já participou de mais de 30 festivais de cinema pelo mundo, incluindo o BFI London Film Festival e o International Documentary Film Festival de Amsterdã.

“Como cineasta sírio, cumpri minha missão jogar luz sobre as atrocidades que continuam a ser cometidas na minha terra hojeNa Dra. Amani eu vi esperança enquanto testemunhei seu desafio de ir contra os estereótipos e preconceitos que governam a nossa sociedade ao mesmo tempo em que atendia pacientes nas circunstâncias mais terríveis. Sua história precisa ser contada”, disse Fayyad.

The Cave disputa o Oscar de Melhor Documentário em 2020 com Indústria Americana, HoneylandDemocracia em Vertigem e For Sama.

Veja o trailer de The Cave aqui: