ENTRETENIMENTO
19/01/2019 02:00 -02

'Temporada', um olhar poético sobre a jornada de uma mulher da periferia

Grande vencedor do Festival de Brasília 2018, filme entrou em cartaz nesta semana.

Divulgação
Atriz e dramaturga premiada, Grace Passô é a protagonista Juliana em 'Temporada'.

Após ser aprovada em um concurso público, Juliana deixa a cidade de Itaúna, no interior de Minas Gerais, onde vivia com o marido, para morar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No endereço, ela começa a trabalhar como agente de combate a endemias e vê sua vida recomeçar em diferentes sentidos.

Essa é a trama de Temporada, novo filme do diretor mineiro André Novais Oliveira e grande vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 2018. A atriz Grace Passô, também premiada no festival, é quem interpreta a protagonista em sua jornada de reconstrução da própria identidade a partir de novos encontros – dentro e fora da rotina de trabalho.

“Eu queria retratar uma mulher em constante transformação”, conta o diretor ao HuffPost Brasil sobre seu segundo longa-metragem. “Ela enfrenta mudanças em vários sentidos: geográfico, de relacionamento, de trabalho e amigos e também de mentalidade. Apesar das coisas tristes que ela vive, ao final, vemos uma mulher fortalecida”, completa.

A ideia do roteiro, também assinado por Oliveira, veio de sua própria experiência no combate a endemias, mais especificamente a dengue, em Contagem, onde nasceu, em 2007. “Eu sempre fiquei encantado com esse tipo de trabalho e com o fato de entrar na casa das pessoas e conhecer de perto os indivíduos da comunidade”, conta.

O tipo de trabalho exercido pela protagonista e os desdobramentos do contato dela com o cidadãos do novo bairro foram os elementos que chamaram a atenção de Passô quando foi convidada para o papel.

“O trabalho da Juliana acaba desencadeando muitos encontros e através desses encontros com essas pessoas ela vai construindo um olhar sobre si e vai se transformando e construindo a sua independência.”

Divulgação
Hélio Ricardo, Grace Passô e Russo Apr (vencedor do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília) em cena de 'Temporada'.

De personalidade reservada, a protagonista lida ao longo do filme com o trauma de um aborto inesperado e o abandono do marido a partir do incidente, mas também recebe dos colegas a atenção e cuidado de novos amigos, abraça a beleza de seus cabelos crespos e se deixa consumir pela chama de uma nova paixão.

“Acho muito simbólico e importante que essa personagem seja uma mulher. É muito contundente ver a transformação de uma mulher do nosso tempo a partir da construção de sua própria independência e liberdade”, afirma Passô.

A periferia de Contagem é também um personagem de Temporada.

A arquitetura e cores locais, as ruas íngremes e objetos que compõem os interiores e exteriores das casas da região costuram a história de Juliana, trazendo à tona o belo e o poético nas situações vividas pela protagonista – aspectos deixados de escanteio ou retratados de forma caricata na maioria dos filmes brasileiros que retratam periferias. 

Divulgação
Assim como o filme de estreia (Ela Volta na Quinta), segundo longa-metragem de André Novais Oliveira se passe em sua cidade natal, Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

“Quem conta essa história, sob todos os ângulos, são pessoas daquele lugar. Isso muda tudo. Isso faz que a poética do filme seja construída a partir de um universo simbólico que é daquele local. Não existe uma objetificação daquele espaço”, explica Passô sobre a singularidade visual de Temporada.

“Para nós é muito importante retratar esses lugares e essas pessoas com respeito”, afirma o diretor, referindo-se à produtora Filmes de Plástico, responsável pelo filme e da qual ele é um dos fundadores.

“Essa é uma intenção muito sincera da produtora principalmente por reunir também pessoas que moraram e viveram por muito tempo nesses lugares. Temos esse olhar de dentro e essa vontade de retratar essas pessoas longe de estereótipos e visões antropológicas distorcidas”, completa.

Temporada está em cartaz nos cinemas.