6 TedTalks para expandir seus conhecimentos em menos de 25 minutos

Estas palestras postadas recentemente têm ideias incríveis para curtir nesta quarentena, se tiver um tempinho.

Quando o isolamento social por causa do novo coronavírus começou, as redes sociais foram inundadas por sugestões de palestras, cursos e atividades infinitas. A ideia era disponibilizar conhecimento enquanto as pessoas tinham mais tempo livre.

Eu achei tudo muito legal, mas ao mesmo tempo achei tudo um saco, afinal o mais importante era sobreviver e conseguir organizar minhas ideias no meio de TANTA notícia sobre o vírus e a pandemia. Pra mim, particularmente, nada bateu, mas com certeza muita gente aproveitou e foi ótimo.

Agora, três meses depois do início da quarentena em São Paulo, me peguei assistindo à palestras do canal do TedTalks. Como o formato deles é curto, rápido, mas apresenta muitas ideias legais de gente que faz um ótimo trabalho e tem boas histórias pra contar, resolvi linkar aqui algumas das palestras que eu vi e gostei.

Todas as palestras foram disponibilizadas no canal TEDx Talks nos últimos meses, mas algumas foram gravadas antes da pandemia, por isso seguem o formato de eventos presenciais. Outras foram feitas no formato que estamos acostumados agora neste “novo normal”, gravadas pelo Zoom. Espero que goste.

1 - Se pudesse fazer qualquer coisa, o que você faria agora? | Sabrina Abreu | TEDxSaoPaulo

Se pudesse fazer qualquer coisa, o que você faria agora? Essa é a pergunta que a jornalista e escritora Sabrina Abreu fez a mais de 300 pessoas, em 15 cidades, no Brasil e no exterior. As respostas são depositadas numa urna para garantir o anonimato e a liberdade dos entrevistados.

2 - Onde estão as mulheres negras? | Jandaraci Araújo | TEDxSaoPaulo

Janda Araújo fala no TEDxSãoPaulo sobre a ascensão profissional da mulher negra e usa a metáfora “quebrando o teto de vidro blindado”.

3 - O sequenciamento do genoma do novo coronavírus em 48 horas | Jaqueline Góes de Jesus | TEDxLaçador

Jaqueline Góes de Jesus, coordenou a equipe que sequenciou o genoma do novo coronavírus em 48 horas. Com muita clareza, ela nos relata esse feito e explica a importância do distanciamento e isolamento social, dos cuidados respiratórios e das medidas de higiene para achatar a curva do número de casos.

4 - Como nascem as mulheres e as famílias | Marcella Aguiar | TEDxVitóriadaConquista

Psicóloga e educadora perinatal, mãe, entusiasta de encontros, terapeuta familiar e apaixonada pelo mundo do nascimento e toda a sua força de transformação. Marcella Aguiar atua no seu consultório e na empresa GentleBirth com gestantes e casais, ajudando a compreender melhor a experiência da gestação e parto, construindo resiliência emocional, de modo a construírem um repertório emocional para viverem essa experiência.

5 - O que estamos sentindo na quarentena? | Camila Goytacaz | TEDxSaoPaulo

Empatia, luto e celebração em tempos de isolamento social. É possível se sentir triste e feliz ao mesmo tempo. Camila fala sobre a importância de encontrar tempo para sentir, se acomodar e se adaptar ao isolamento social.

6 - E se confiar em estranhos pudesse mudar o mundo? | Leo Longo Diana Boccara | TEDxSaoPaulo

Os cineastas Diana Boccara e Leo Longo, também conhecidos como “Couple Of Things”, fizeram uma volta ao mundo nos meses de setembro, outubro e novembro de 2019 para filmar uma série sobre as relações humanas e a colaboração entre pessoas em 8 cidades de 5 continentes. A série What If Collab narra o desafio de Diana e Leo por 8 países, visitando lugares pela primeira vez para criar projetos colaborativos artísticas com pessoas que não conheciam.