É oficial. A partir de hoje, sexta-feira (24), casamentos homoafetivos podem ser registrados em repartições públicas de Taiwan que, na última semana, se tornou o primeiro país da Ásia a reconhecer uniões LGBTs perante a lei.
Casais como Shane Lin e Marc Yuan (foto acima), não perderam tempo. Na tarde de hoje, uma série de taiwaneses compareceu a cartórios da capital, Taipei, para oficializar a união perante o Estado, segundo a agência AFP.
A agência informa que Shane e Marc foram os primeiros. Logo em seguida, chegaram a dramaturga LiYing Chien e sua companheira, uma desenhista conhecida como Cynical Chick, que assinaram a certidão de casamento.
Dados do governo apontam que ao menos 300 casais se apresentaram em um cartório para formalizar a união. Só a cidade de Taipei tem cerca de 150 locais em que uma união homoafetiva pode ser oficializada.
Em 17 de maio, Taiwan se tornou o primeiro país da Ásia a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Projeto foi aprovado por 66 votos a 27. Fora do Parlamento, em Taipei, a capital, manifestantes enfrentaram chuva forte.
INSCREVER-SE E SEGUIR LGBT
Quero receber por e-mail os conteúdos mais importantes e as histórias que bombaram na semana. Política de Privacidade
Quando saiu o resultado, segundo a Reuters, era possível ver alguns se abraçando, com lágrimas nos olhos, enquanto outros comemoravam a votação com cânticos de “Asia first” e “Way to go, Taiwan!”
“Hoje é um dia de orgulho para Taiwan. Nós demonstramos o valor da gentileza e inclusão desta terra para o mundo”, disse a presidente, Tsai Ing-wen, em suas redes sociais após a aprovação da medida.
“Através da legalização, (nós) garantimos que o amor de todos é igual e todos devem ser tratados igualmente. Hoje podemos dizer que fizemos de Taiwan um país melhor”, acrescentou a presidente, que fez campanha sobre uma promessa de igualdade no casamento na eleição presidencial de 2016.
A lei, no entanto, permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo apenas entre os taiwaneses, ou com estrangeiros cujos países reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Permite a adoção de crianças biologicamente relacionadas a pelo menos um par do mesmo sexo.
A votação seguiu-se a uma disputa de um ano sobre a igualdade no casamento que culminou em uma declaração de 2017 pelo tribunal constitucional da ilha democrática dando a casais homossexuais o direito de se casarem e estabelecendo um prazo de 24 de maio para a legislação.
Abaixo, veja as imagens dos primeiros casamentos em Taiwan: