ENTRETENIMENTO
27/03/2019 08:23 -03

Novo monstro de 'Stranger Things' pode ter um lado incrivelmente tenebroso

Será que um dos personagens principais da série é o monstro?

O novo trailer da 3ª temporada de Stranger Things nos deu uma ideia de como é a vida dos moradores de Hawkins, Indiana, depois de suas aventuras no Mundo Invertido. Nos deu um vislumbre dos novos personagens que estão chegando, como os de Maya Hawke e Cary Elwes, e há até um momento especial entre Steve (Joe Keery) e Dustin (Gaten Matarazzo).

Isso tudo é ótimo, mas há outra coisa...

Além de imagens divertidas da vida nos anos 1980, o trailer inclui um vislumbre rápido do novo monstro, que parece ter optado por uma estética que é um cruzamento entre caranguejo demoníaco e um boneco de massinha agressivo.

Netflix
Não é um Demogorgon como o que seus pais conheciam.

A partir dessa cena, além de deixas contidas no novo material promocional, os fãs da série começaram a especular que a 3ª temporada talvez traga uma surpresa sombria envolvendo um personagem que já é soturno.

A teoria: Billy é o monstro

Billy é o MONSTRO.

Na 2ª temporada somos apresentados a Billy (Dacre Montgomery), o irmão mais velho de Max (Sadie Sink). Billy é racista e possivelmente culpado de bullying. Ele não possui muitas qualidades que o redimam, logo, parece natural que a nova temporada intensifique um pouco suas características de antagonista.

Mas será que ele é realmente o monstro da 3ª temporada, como já foi sugerido no Twitter e Reddit?

Examinemos as evidências:

1. A impressão que Billy passa é de ter sido infectado pelo Mundo Invertido

O novo trailer deixa claro que há algo de errado com Billy.

Em uma sequência breve, parece que Billy foi contaminado por alguma coisa do Mundo Invertido, já que garrinhas escuras e venosas se espalham por seu braço. Não fica inteiramente claro o que está acontecendo.

(Talvez Billy só esteja tendo uma reação alérgica depois de comer frutos do mar. Já estive nessa situação.)

O interessante é que a Netflix já divulgou os títulos dos episódios da 3ª temporada, e um deles é “A Mordida”. É concebível que alguma coisa (possivelmente um dos ratos que apareceu no pôster da terceira temporada) tenha transmitido a Billy algum vírus do Mundo Invertido.

A ideia de que Billy se torna hospedeiro de alguma coisa do Mundo Invertido é aventada há algum tempo. Quando o The Wrap perguntou a Montgomery sobre essa possibilidade, em 2017, ele se fez de desentendido. Mas os irmãos Duffer, criadores da série, não hesitaram em revelar ao Vulture que a historia de Billy ia originalmente ganhar um viés mais sobrenatural, mas foi adiada para a 3ª temporada.

A ideia era que Billy teria um papel maior na história. Mas acabamos tendo tantos personagens que a história dele foi meio que adiada para a 3ª temporada. Houve toda uma trama sobrenatural teen que foi eliminada, porque simplesmente acabou sendo material demais. Muito desse material está sendo empurrado para a 3ª temporada.


2. Billy (ou seja, Dacre Montgomery) já disse ao HuffPost que seu personagem vai ficar ainda mais sinistro

Netflix
Será que Billy é um monstro? Adeus mullet.

Por piores que Billy e seu penteado tenham sido na 2ª temporada, em entrevista que deu ao HuffPost em 2017 Montgomery brincou, dizendo que seu personagem ficaria ainda mais dark no futuro.

“Há algo muito mais sinistro acontecendo com Billy. Vamos ver como isso transcorre”, ele acrescentou.

Para falar a verdade, Billy já age um pouco como monstro. Levar a coisa para o próximo nível, convertendo-o em monstro de verdade, parece apenas uma progressão natural.

3. Finalmente, há outra “coisa”

A influência do clássico de John Carpenter de 1982 O Enigma do Outro Mundo é visível em toda parte em Stranger Things. (Basta pensar no título da série – soa quase como uma sequência de The Thing, o título original do filme de Carpenter).

Os irmãos Duffer falaram abertamente sobre o fato de Carpenter ter sido uma inspiração para seu trabalho. Eles chegaram a incluir alguns easter eggs de O Enigma do Outro Mundo na 1ª temporada, com o cartaz do filme aparecendo no porão de Mike Wheeler (Finn Wolfhard) e Mr. Clarke (Randy Havens) assistindo ao filme perto do final da temporada.

Consta que a 3ª temporada pode se inspirar ainda mais em John Carpenter. Se um monstro crescesse dentro de Billy, seria uma inspiração bastante direta.

Se compararmos as imagens do monstro do filme de 1982, palpitando e crescendo...

... com imagens do monstro no trailer de “Stranger Things”...

... as semelhanças gritam mais alto do que gritou Eleven (Millie Bobby Brown) quando criticou o modo como Jim Hopper cumpria seu papel de pai.

Uma possibilidade ainda mais sinistra envolve fãs para quem Steve (não, ele não!) também vira monstro. No trailer, ele leva uma seringada na nuca (veja acima). Alguns fãs estão especulando que isso poder ser algum tipo de cura de uma infecção contraída no Mundo Invertido.

Vamos descobrir ao certo quando a 3ª temporada de Stranger Things estrear, no dia 4 de julho. Mas, em matéria de teorias, esta parece muito possível.