ENTRETENIMENTO
03/06/2019 07:57 -03 | Atualizado 03/06/2019 08:03 -03

'Pensei que tinha vazado', diz ator de 'Stranger Things' sobre 3ª temporada

Em entrevista ao HuffPost, Gaten Matarazzo, que interpreta Dustin, fala sobre teorias dos fãs, 'Star Wars' e seu novo projeto.

Divulgação
"O que posso dizer para os fãs? Só que Steve não é o único metido em confusão", diz Gaten Matarazzo, o Dustin de Stranger Things.

Teorias sobre Stranger Things já não são novidade para Gaten Matarazzo. Estrela da série da Netflix, o ator tem de responder perguntas dos fãs sobre essas teorias o tempo todo.

Matarazzo, que faz o papel de Dustin, teve de driblar várias perguntas sobre spoilers da terceira temporada em um evento com fãs realizado em maio em uma escola de Pittsburgh. Mas ele encontrou uma maneira eficaz de lidar com a situação.

“Digo que todo mundo morre”, afirmou ele ao HuffPost. ”É a última temporada. É minha resposta predileta. Eles ficam: ‘É mesmo?’ Convenci umas cinco de que Stranger Things tinha acabado.”

Apesar disso, algumas teorias de fãs são surpreendentes.

“Ouvi falar de algumas e vi vídeos com previsões que me fizeram pensar: ‘Meu Deus! Será que conseguiram uma cópia do roteiro?’”, disse o ator.

Matarazzo lembrou de um vídeo em particular que quase o fez procurar Matt e Ross Duffer, os criadores da série.

“Fiquei preocupado quando vi sem prestar atenção no título. O cara estava explicando o que estava acontecendo, o que ele achava que estava acontecendo, e pensei que detalhes da trama tinham vazado”, afirmou Matarazzo. ”É claro que não vou dizer qual é o vídeo, porque não quero que as pessoas saibam o que vai acontecer.”

Mesmo com a divulgação de trailers e teasers da terceira temporada, a trama ainda é segredo. Então é compreensível que um vídeo que descreva o que vai acontecer na nova temporada não seja ideal. Mas o ator observou que alguns dos elementos do vídeo estavam obviamente errados.

“Pensei: ‘OK, esse cara sabe contar uma boa história’. No começo fiquei bem preocupado. Pensei em mandar [o vídeo] para [os irmãos Duffer]. Tipo: ‘Vocês estão sabendo disso?’ Mas eles não poderiam tirar o vídeo do ar, porque as pessoas saberiam que tinha algo importante ali. Então tem que deixar rolar”, afirmou Matarazzo.

O evento de que Matarazzo participou era patrocinado pela Axe e incluía uma boa causa. Os estudantes ganharam novos looks para o baile de formatura, e toda vez que a hashtag #AXEpressYourself fosse compartilhada, a empresa doava um dólar para uma ONG que trabalha no combate ao bullying.

“Você se sente mais à vontade quando é você mesmo. E, quando está à vontade, fica mais confiante”, disse Matarazzo.

Em meio ao encontro com os fãs, o ator tirou um tempo para conversar com o HuffPost sobre sua paixão por Star Wars, sobre a terceira temporada de Stranger Things e mais um pouco sobre Star Wars.

Daniel Boczarski/Getty Images for AXE

Então você realmente convenceu alguns fãs de que Stranger Things iria acabar?

Sim. Me dá muito orgulho. Sou terrível. Sou uma pessoa terrível.

 

O que você acha das teorias dos fãs?

Tem uma coisa meio chata que é ouvir várias de uma vez quando começa a nova temporada. Aí as pessoas pegam as que mais gostaram e elas viram as mais populares. Depois formam-se grupos de gente que gostou mais dessa teoria e daquela, e as pessoas não mantêm a cabeça aberta. As pessoas acham que vai ser uma ou outra porque elas eram as mais legais. Tudo bem, porque muita gente se surpreende quando o que acontece não tem nada a ver com as teorias, mas muita gente fica irritada porque a série não corresponde ao que eles achavam que iria acontecer. Isso é a parte chata das teorias dos fãs, mas tem algumas muito legais. E elas continuam aparecendo conforme a série vai se desenrolando.

 

Sim, isso é parte do que aconteceu com a oitava temporada de Game of Thrones ― algumas teorias não se confirmaram.

Sim, é o que acontece com Star Wars. Sou nerd. Sou nerd de Star Wars e fui um dos poucos fãs de verdade que adorou o filme mais recente, Os Últimos Jedi. Acho que não pensei demais no assunto e não assisti ao filme esperando saber o que iria acontecer. Estava com a cabeça aberta, e muita gente tinha essas teorias sobre Luke ser vilão, que isso ou aquilo iria acontecer, que Rey é filha de Luke... Enfatizar isso não é importante em relação a ela. Não tem a ver com a linhagem, e foi isso que me fez gostar do filme.

Mas assim que acontece alguma coisa que vai contra o que as pessoas esperam, elas ficam loucas, defensivas. Foi o que aconteceu com O Império Contra-Ataca, que hoje é considerado o melhor filme da série, um dos melhores filmes de todos os tempos. Acho que, com o passar do tempo, as pessoas vão ficar com a cabeça mais aberta em relação às mudanças no tom e no roteiro.

 

Também gostei de Os Últimos Jedi.

Boa! Obrigado! Encontrei alguém.

 

[Risos] Na verdade conheço bastante gente que gostou.

Tem muita gente que analisa e aprecia o filme, e também muita gente que não gosta necessariamente, mas aprecia a história e o roteiro e o que [os cineastas] queriam. E tem gente que simplesmente não tem respeito nenhum.

 

Li em algum lugar que você gostaria de estar em Star Wars.

Sou o fã. Star Wars foi o que fez me interessar por cinema. O que fez me interessar por entretenimento. Antes, eu gostava de desenho animado para crianças. Clube do Mickey. Quando comecei a assistir Star Wars tinha tipo 5 anos e, antes disso, via programas do canal Disney - e é claro que todo mundo ama esse tipo de coisa. Minha introdução a filmes mais adultos foi Star Wars.

 

Falando desse seu amor por Star Wars, tem um momento do trailer que eu queria comentar com você.

A parte em que Kylo... ou você está falando de Star Wars?

 

Não, na verdade estava falando de Stranger Things.

Ah, sim. Vamos falar disso. Vamos falar de Stranger Things. Posso ficar falando de Star Wars para sempre.

 

Aquele aperto de mão de saber de luz que aparece no trailer estava no roteiro?

Aquilo foi entre mim e Joe [Keery]. Eles pediram pra gente inventar um aperto de mão que a gente gostasse. Inventamos essa história ― que Dustin tinha todos os filmes Star Wars em VHS, aí um dia Steve estava visitando, e diz: “Não sou nerd. Não assisto isso”. E aí ele se apaixona por Star Wars. Foi essa a história que a gente inventou, que Dustin fez de Steve um nerd de Star Wars. E criamos o aperto de mão em tipo dez minutos. Aí decidimos que tínhamos de incorporar aquilo de algum jeito. Tem tantas referências aos anos 1980, mas não muitas a Star Wars.

 

E o que você ia dizer sobre Kylo?

Ah, sim. Ia dizer que acho demais os detalhes vermelhos na floresta. O filme é lindo.

 

OK, voltando a Stranger Things. No trailer aparece uma cena de protesto contra um shopping center, e um cartaz dizendo que “pretzels são ruins”. O que você acha dos pretzels?

Imagino que sejam OK. Se dizem que não são bons, então não são tão bons. Nunca comi um pretzel do Starcourt. Agora quero comer.

 

Muita gente ficou preocupada com Steven depois do trailer.

Sim, foi demais. É uma cena muito legal. Adorei ter participado. O que posso dizer para os fãs? Só que Steve não é o único metido em confusão.

 

O que você pode nos dizer sobre Steve e Dustin?

Nossa relação continua intacta. Ainda somos super amigos, e estou empolgado porque as pessoas querem ver esse relacionamento se desenvolver. Acho que a maneira que sempre a descrevemos, especialmente na segunda temporada, quando a relação é apresentada pela primeira vez, é que Steve é a figura do irmão para Dustin, algo que ele nunca teve. Ele nunca teve um homem mais velho em sua vida. Mãe solteira. Não tem muita história ali, mas imagino que ela esteja sozinha há bastante tempo, talvez desde que Dustin era bem pequeno. Ele é filho único. Não tem irmãos. Os únicos caras que ele tem são os meninos do grupo, e acho que eles nem se dão conta disso.

 

O que as pessoas podem esperar da terceira temporada?

Bem, tem muita ação. Sinceramente, dá bastante medo. Acho que dá mais medo que as duas anteriores. Tem muito mais elementos de horror que antes. Na verdade, ela é muito mais sanguinolenta que as duas primeiras.

 

O que você diria para as pessoas que acham que Billy será o monstro?

Ele nunca foi mostrado de maneira positiva.