ENTRETENIMENTO
04/07/2019 17:35 -03

O que era mais legal em 1985, ano em que se passa a 3ª temporada de 'Stranger Things'

Entre no clima da década de 1980 para curtir antes, durante e depois da série da Netflix, que estreia nesta quinta-feira (4).

Reprodução/Montagem
Novelas, música, filmes, games... Faça uma viagem no tempo direto para 1985.

Mike, Dustin, Lucas, Will, Eleven, Max e todos os nossos outros personagens preferidos de Stranger Thingsestão de volta. A partir deste quinta-feira (4), a Netflix disponibiliza a terceira temporada da série, uma das mais populares da plataforma de streaming.

A trama, que agora se passa no ano de 1985, atrai tanto os nostálgicos que lembram com saudade da época, quanto os mais novos, que se surpreendem com aquela década em que tantos ícones da cultura pop foram criados.  

O que nos deixou uma pergunta: o que de mais legal rolava em 1985?

Músicas, filmes, games, novelas, comerciais... Faça essa viagem no tempo com a gente. 

MÚSICA

Que década para a música pop foi os anos 1980! E 1985 foi um ano especial, com a explosão de Madonna e a famosa We Are The World, que reuniu várias lendas da música, como Stevie Wonder, Michael Jackson, Ray Charles, Bob Dylan, entre MUITOS outros cantando pela África. Isso sem falar de bandas que estavam no seu auge, como Tears for Fears, A-Ha e Dire Straits.

Curta aqui nossa playlist personalizada: 

FILMES

E o top 10 de bilheteria daquele ano então? Entre clássicos e cults, filmes que deixaram sua marca e estão entre os preferidos de muita gente. Olha só: 

De Volta para o Futuro

Rambo 2 - A Missão

Rocky 4

A Cor Púrpura

Entre Dois Amores

Cocoon

A Jóia do Nilo

A Testemunha

Os Goonies

Loucademia de Polícia 2 - A Primeira Missão


GAMES

Nos Estados Unidos, o Atari sucumbia ao poder dos fliperamas, que voltaram a reinar absolutos nos corações dos gamers. Mas em 1985, uma empresa japonesa revolucionou o mercado. Foi no final daquele ano que foi lançado por lá o Nintendo Entertainment System (mais conhecido aqui como Nintendinho), console que popularizou o personagem mais icônico dos games até hoje, o simpático encanador Mario. 

Elegemos aqui os 5 melhores e mais influentes jogos daquele ano. Lembra deles?

Super Mario Bros.

Gradius

Ghosts ’n Goblins

Yie Ar Kung-Fu

Commando


NOVELAS

O ano de 1985 também se destacou por aqui na TV. A teledramaturgia brasileira vivia dias de auge com títulos que são considerados entre os melhores do gênero até hoje.

Veja aqui a listas das novelas de 1985: 

Um Sonho a Mais

HuffPost Brasil
Susana Vieira como Renata Aranha Menezes e Ney Latorraca como Volpone.

Um dos personagens mais lembrados da trajetória de Ney Latorraca na TV, Volpone (Ney Latorraca) é o protagonista de Um Sonho a Mais, novela das 19h que substituiu outro clássico: Vereda Tropical. Acusado por um crime que não cometeu, Volpone foge para o Egito e volta para o Brasil, agora milionário, 20 anos depois. Para não ser preso, ele inventa que tem uma doença rara e vive em uma bolha de plástico, mas usa vários disfarces para sair de sua “prisão” e provar sua inocência.


A Gata Comeu 

Reprodução
Christiane Torloni e Nuno Leal Maia como Jô Penteado e Fábio.

Quem não lembra das engraçadas brigas entre a mimada socialite Jô Penteado (Christiane Torloni) e o caretão professor Fábio (Nuno Leal Maia) em uma ilha deserta depois que o iate em que faziam uma excursão naufragou? A Gata Comeu foi o grande sucesso dos folhetins das 18h.

Roque Santeiro

Reprodução
O triângulo amoroso entre Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Roque Santeiro (José Wilker).

Uma das mais populares e celebradas novelas da Globo até hoje, Roque Santeiro foi um marco que apresentou ao público personagens inesquecíveis como o próprio Roque (José Wilker), a Viúva Porcina (Regina Duarte), Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Dona Pombinha (Eloísa Mafalda), o Professor Astromar (Rui Resende), Beato Salu (Nelson Dantas), entre outras criações do sempre mordaz Dias Gomes.

Ti Ti Ti

Reprodução
Luiz Gustavo como o estilista espanhol Victor Valentin junto com Suzana Azevedo (Marieta Severo) e Luti (Cássio Gabus Mendes).

Essa novela das 19h foi tão icônica que gerou até um remake, em 2010. Mas é claro que a nova versão não chegou aos pés da original. Na trama, Ariclenes (Luiz Gustavo) e André (Reginaldo Faria) são inimigos desde criança. Mas a rivalidade explode mesmo quando Ari, que inventa o espanhol Victor Valentin, resolve tentar a sorte no ramo profissional de André, um conceituado estilista da alta sociedade paulistana conhecido como Jacques Leclair. 

COMERCIAIS

Não tem coisa mais nostálgica que lembrar de comerciais antigos. Daqueles que quando você percebe já está cantando o gingle ou repetindo o slogan sem saber como você ainda lembra dessas coisas.

Veja aqui alguns dos mais inesquecíveis (todos de 1985, claro): 

Ping Pong 2 em 1

Revlon Flex


Atari


Sovete Coração, da Kibon


Fita K7 Basf Hot Tape 


Caneta Kilométrica

Chocolate Lollo

Io Io da Coca Cola

Neston Chocolate