ENTRETENIMENTO
09/05/2019 14:03 -03 | Atualizado 09/05/2019 14:19 -03

'Stephen King no Cinema': Mostra em SP reúne filmes baseados nos livros do mestre do terror

"Carrie, A Estranha", "O Iluminado" e "Cemitério Maldito" estão na programação de ciclo gratuito em São Paulo.

Divulgação
Sissy Spacek em Carrie, A Estranha, primeira adaptação de uma obra de Stephen King para o cinema.

No embalo do lançamento do remake de Cemitério Maldito, que estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta (9), a Cinemateca Brasileira, na zona sul de São Paulo, promove a partir do mesmo dia uma mostra homenageando Stephen King, um dos mais respeitados escritores do gênero terror.

Stephen King no Cinema reúne alguns dos mais famosos filmes baseados na obra do mestre do terror, incluindo Carrie, A Estranha (1976), de Brian de Palma; Louca Obsessão (1990), de Rob Reiner, filme que deu o Oscar de Melhor Atriz a Kathy Bates; e a versão original de Cemitério Maldito (1989), de Mary Lambert, no qual King assina também o roteiro.

Completam a programação: O Nevoeiro (2007), de Frank Darabont, um dos criadores da série The Walking Dead; o já clássico O Iluminado, de Stanley Kubrick, filme que King, curiosamente, detesta; o menos conhecido Eclipse Total (1995), de Taylor Hackford, e duas produções baseadas em histórias poucos conhecidas do autor que não são do gênero terror: Um Sonho de Liberdade (1994) e À Espera de um Milagre (1999), ambas dirigidas por Darabont.

A mostra temática tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

Veja a programação completa com sinopses:

Quinta (9)

 
19h - Cemitério Maldito (Pet Sematary, EUA, 1989, 103 min.)

 

Sinopse: Cansados da vida na cidade grande, a família Creed se muda para uma bela casa nos arredores de Chicago. Porém, em um bosque perto da casa há um cemitério antigo. Depois de uma tragédia, o pai descobre que o local tem o poder de ressuscitar os mortos.


21h - O Nevoreiro (The Mist, EUA, 2007, 126 min.)

 

Sinopse: Uma estranha tempestade é seguida por uma neblina intensa que esconde estranhas e mortais criaturas em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Para fugir do perigo, um grupo de pessoas tenta sobreviver se escondendo em um supermercado.


Sexta (10)

18h - Carrie, A Estranha (Carrie, EUA, 1976, 118 min.)

 

Sinopse: Carrie White, uma adolescente tímida e sem amigos, é superprotegida por sua mãe, uma dominadora fanática religiosa. Depois de ser humilhada por seus colegas no baile da escola, ela libera seus poderes telecinéticos em um rompante de fúria que não poupará ninguém.


20h - O Iluminado (The Shining, EUA, 1980, 146 min.)

 

Sinopse: Jack Torrance consegue um emprego de zelador de um grande hotel nas montanhas que fica fechado durante o inverno. Ele se muda para lá levando sua mulher Wendy, e seu filho Dany, uma criança com dons mediúnicos. Durante a estadia, Jack começa a enlouquecer com o isolamento e os estranhos espíritos que habitam o hotel.


11/05 (sábado) 

17h - Louca Obsessão (Misery, EUA, 1990, 107 min.)

 

Sinopse: Famoso escritor de romances água com açúcar, Paul Sheldon resolve mudar seu estilo. Após terminar o último livro protagonizado pela personagem que o tornou famoso, ele sofre um grave acidente a caminho do escritório de sua agente. Gravemente ferido em uma estrada cheia de neve, ele é resgatado por Annie Wilkes, uma enfermeira obcecada por Sheldon.


19h - Cemitério Maldito


21h - Eclipse Total (Dolores Claiborne, EUA, 1995, 132 min.)

 

Sinopse: Uma famosa repórter de um jornal de Nova York volta à sua pequena cidade natal, no Maine, onde sua mãe, Dolores Claiborne, foi acusada de assassinar sua patroa, a mulher mais rica da cidade.


12/05 (domingo) 

17h - À Espera de um Milagre (The Green Mile, EUA, 1999)

 

O ano é 1935. No corredor da morte de uma prisão no sul dos EUA, o carcereiro Paul Edgecomb desenvolve uma relação de amizade com um preso, John Coffey, um homem negro grande e muito forte fisicamente, mas com um temperamento gentil. Com o tempo, o guarda e seus colegas descobrem que Coffey tem um misterioso dom.


20h - Um sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, EUA, 1994, 142 min.)

 

Sinopse: Preso pelo assassinato de sua esposa, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro acaba preso em 1946. Condenado à prisão perpétua, na penitenciária ele conhece Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. Com a ajuda de Ellis, Andy vai planejar uma espetacular fuga do local.