NOTÍCIAS
30/05/2020 17:18 -03

Foguete da Space X faz história ao marcar um novo capítulo na corrida espacial

O Falcon 9 decolou neste sábado (30) do Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral (EUA).

Saul Martinez via Getty Images
O foguete Falcon 9, da Space X, decola do Cabo Canaveral.

Em um momento histórico que marca uma nova fase da corrida espacial, o foguete Falcon 9 decolou, na tarde desse sábado (30), rumo a à ISS (Estação Espacial Internacional), a 400 km da Terra. 

Tripulado pelos astronautas Douglas Hurley, de 53 anos, e Robert Behnken, de 49, o foguete da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, decolou do Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), por volta das 16h20 (horário de Brasília).

A plataforma de lançamento é a mesma usada para o último voo de um ônibus especial da Nasa, pilotado por Hurley, em 2011. A última vez que a Nasa lançou astronautas ao espaço em um novo veículo foi há 40 anos atrás.

O chefe da Nasa, Jim Bridenstine, disse à Reuters que retomar o envio de astronautas americanos em foguetes produzidos pelos EUA, em solo americano, é a prioridade da agência espacial atualmente.

A Boeing está produzindo seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX e deve colocar no ar seu CST-100 Starliner com astronautas a bordo pela primeira vez no ano que vem.

A Nasa distribuiu cerca de 8 bilhões de dólares às rivais SpaceX e Boeing para o desenvolvimento de seus foguetes.