ENTRETENIMENTO
06/10/2020 02:00 -03

Sob Pressão - Plantão Covid: Realidade e ficção se misturam em nova temporada

Dois episódios colocam a equipe dos médicos Carolina e Evandro em um hospital de campanha no auge da pandemia.

Divulgação
A equipe médica de Sob Pressão, que trabalhará em um hospital de campanha, em plantão contra a covid, em edição especial da série da Globo.

É claro que uma crise de proporções continentais como a pandemia do coronavírus será fonte de inspirarão para milhares de filmes, séries, livros, músicas, entre outras formas de expressão. Principalmente produções que abordam diretamente o universo da saúde, como a americana The Good Doctor, por exemplo, que ao lançar o primeiro teaser de sua quarta temporada na semana passada, sugeriu que o tratamento da covid-19 terá papel fundamental em sua trama.

Mas dentro desse universo, quem largou na frente foi a brasileira Sob Pressão. A série da Globo lança, nesta terça-feira (6), uma intertemporada curta especial com 2 episódios em que a equipe de médicos encabeçados por Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) vai trabalhar em um hospital de campanha no Rio de Janeiro. É a Sob Pressão - Plantão Covid.

″É inevitável não associarmos essa pandemia a uma série que discute os problemas da saúde no Brasil. Em um primeiro momento, pensamos em falar da pandemia na quarta temporada, mas eu e o Andrucha [Waddington, diretor] sentimos que se esperássemos muito, poderia ser tarde demais. E, por conta dos desafios de se filmar em meio a uma pandemia, achamos que era melhor fechar em apenas 2 episódios”, explica o autor Lucas Paraizo. 

Waddington conta que para a edição especial foi feito um recorte dos meses de abril e maio – o segundo e terceiro mês da pandemia no Brasil. “Estamos retratando como foi há pouquíssimos meses. Um passado tão recente que ainda está totalmente ligado aos nossos dias atuais.”

“Quando o Andrucha falou sobre projeto, eu só consegui dizer: ‘Bora!’. Mesmo com toda a preocupação com o que estava acontecendo naquele momento, eu sabia que era muito importante a gente concretizar essa temporada especial”, que o ator Julio Andrade. Ele ressaltou, como boa parte do elenco em uma coletiva de imprensa na semana passada, que foi “surreal”representar um personagem vivendo um acontecimento mundial que eles mesmos, como seres humanos, estavam vivenciando na pele neste momento.

João W. Faissal/Divulgação
O neurocirurgião Mauro (David Junior), Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) tratam de uma paciente em Sob Pressão - Plantão Covid.

Na trama, após um período em missão humanitária no interior do Brasil, Carolina (Marjorie) e Evandro (Julio) são convocados a voltar ao Rio às pressas pelo doutor Décio (Bruno Garcia) para trabalhar em um hospital de campanha na capital fluminense. Nos 2 episódios são contadas histórias de pacientes enfrentando o vírus desconhecido e os dramas pessoais e profissionais de Carolina, Evandro e da equipe médica formada por Décio, Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello), além dos recém-chegados à equipe, o neurocirurgião Mauro (David Junior) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues). 

“Conheço o David desde março e até hoje não consegui nem dar um abraço nele. A gente se apresentou e se conheceu de longe. A gente nem pegou na mão um do outro!”, disse Marjorie, relembrando as dificuldades de se filmar em um ambiente em que todos os profissionais envolvidos tiveram de seguir rígidos protocolos de segurança para que a covid não se transformasse em um elemento real dentro de uma história de ficção.

Mas manter esses 2 mundos separados é algo impossível. Alguns atores contaram que eles mesmos viveram casos de pessoas muito próximas que sofreram com a doença. Como Pablo Sanábio, que interpreta o Dr. Charles. No começo de 2020, seu irmão mais velho voltou da Austrália, onde vive, para ajudar no tratamento de sua mãe, que estava com câncer, e acabou se infectando. “Foi um momento muito complicado pra gente”, disse.

Além dele, o recém-chegado à série, David Junior, também teve um caso semelhante. Ele explica como a participação na série e a proximidade com o médico Márcio Maranhão - autor do livro que inspirou Sob Pressão e consultor da série - ajudou a salvar a vida de um primo.  

David conta que insistiu com seu primo, que estava apresentando alguns sintomas, a procurar um médico, mas que ele estava resistente à ideia. “Conversei com o doutor Márcio e ele me ajudou muito. Insisti mais ainda até que ele foi ao hospital e acabou indo direto para a UTI. Ficou internado por mais de uma semana. Graças a Deus ele melhorou, mas foi muito importante essa convivência com o doutor Márcio.”

O primeiro episódio de Sob Pressão - Plantão Covid vai ao ar na Rede Globo nesta terça-feira (6), às 22h55.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost