ENTRETENIMENTO
03/03/2020 03:00 -03 | Atualizado 03/03/2020 05:53 -03

7 filmes sobre epidemias disponíveis em streaming no Brasil

De viagem no tempo ao fim do mundo, o pânico causado por epidemias como a do coronavírus já rendeu muitas histórias.

Peste negra, cólera, tuberculose, gripe espanhola, SARS, H1N1... O pânico que as grandes epidemias causam sempre foi tema para as mais diversas histórias, e no cinema isso não seria diferente.

Mesmo que em sua grande maioria sejam obras de pura ficção, os filmes podem ser até um bom meio para se alertar dos perigos de uma doença altamente transmissível como a causada pelo coronavírus.

Por isso selecionamos aqui 7 filmes sobre epidemias que você pode encontrar em serviços de streaming no Brasil:

Contágio (2011)

Divulgação

Sinopse: Logo após retornar de uma viagem de negócios a Hong Kong, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) morre de uma misteriosa gripe. Imediatamente, essa infecção mortal começa a se espalhar pelos Estados Unidos. Enquanto médicos e cientistas dos Centros de Controle de Doenças americano tentam identificar o tipo de vírus e encontrar um meio de combatê-lo, um processo que provavelmente levará vários meses, a doença se transforma em uma pandemia que atinge milhões de pessoas, instaurando o pânico por todo o mundo.
Onde ver: HBO GO.

Os 12 Macacos (1995)

Divulgação

Sinopse: Em 2035, a humanidade ainda tenta se reerguer de um vírus mortal que matou quase toda a população do planeta Terra em 1996. Um prisioneiro, James Cole (Bruce Willis), aceita a missão de voltar ao passado e impedir o homem que foi responsável pela praga: Jeffrey Goines (Brad Pitt), filho de um renomado cientista. Porém, ele acaba voltando a 1990, anos antes de Goines libertar os animais que seu pai usava como cobaia no desenvolvimento de um novo vírus. Tido como louco por dizer a verdade sobre sua origem, Cole é mandado para um manicômio. Lá, ele passa a ser atendido pela Dra. Kathryn Railly (Madeleine Stowe) e acaba esbarrando em Goines, que também está internado no local.
Onde ver: Looke e iTunes (para alugar).

Extermínio (2002)

Divulgação

Sinopse: Internado há mais de um mês em um hospital em Londres, Jim (Cillian Murphy) acorda de um coma e acaba se dando conta de que a capital inglesa está vazia. Não há pessoas em nenhum lugar da cidade, que parece ter sido tomada pelo caos. O que ele ainda não sabe é que 28 dias antes de ele acordar de seu estado vegetativo, um grupo de ativistas libertou de um centro de pesquisas macacos usados como cobaias em experimentos. Eles são portadores de um estranho vírus que é passado para os humanos, que, quando infectados, entram em um estado de agressividade tão extrema que as pessoas passam a atacar umas as outras. 
Onde ver: Claro Vídeo e Telecine Play.

Epidemia (1995)

Divulgação

Sinopse: Médico do exército americano e chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas, Sam Daniels (Dustin Hoffman) investiga uma nova doença contagiosa mortal que dizimou um acampamento militar americano na África. Porém, sem que as autoridades percebam, um macaco infectado com o tal vírus é transportado clandestinamente para os Estados Unidos. Depois que começam a aparecer casos da doença no território americano, Daniels é mandado para coordenar uma operação para conter o vírus, mas logo depois é misteriosamente afastado do caso.
Onde ver: Netflix. 

Filhos da Esperança (2006)

Divulgação

Sinopse:  Por um motivo ainda desconhecido, as mulheres perdem a capacidade de engravidar. Em meio a comoção pela morte do argentino Diego, mais conhecido como Bebê Diego (o ser humano mais jovem da Terra, que tinha 18 anos), o jornalista Theodore Faron (Clive Owen) é procurado por sua ex-esposa, a ativista Julian (Julianne Moore), que pede ajuda a ele para transportar uma jovem grávida para um local seguro, onde cientistas possam ajudá-la e desenvolver uma cura para o mal que pode extinguir a humanidade.
Onde ver: Globoplay.

Fim dos Tempos (2008)

Divulgação

Sinopse: Sem qualquer alarde, uma estranha condição faz com que as pessoas passem a cometer suicídio. Sem saber exatamente o que está ocorrendo, mas com medo das consequências dessa misteriosa doença, o professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) segue, junto com sua esposa Alma (Zooey Deschanel), o amigo Julian (John Leguizamo) e sua filha de 8 anos, Jess (Ashlyn Sanchez), para uma remota fazenda na Pensilvânia.
Onde ver: Claro Vídeo e Telecine Play.

Ao cair da Noite (2017)

Divulgação

Sinopse: Uma desconhecida e mortal doença atingiu os Estados Unidos, fazendo milhões de vítimas. Nesse ambiente hostil, Paul (Joel Edgerton) vive com sua esposa e o filho isolados em uma casa no meio do mato. Até que um invasor aparece. Paul domina o homem, que afirma ser apenas um pai de família desesperado. Ele acaba convencendo Paul a libertá-lo e dar refúgio a ele e sua esposa e filha, mas, aos poucos, o clima de paranóia vai aumentando e Paul está disposto a fazer qualquer coisa para proteger sua família.
Onde ver: Netflix.