LGBT
08/12/2019 10:49 -03 | Atualizado 08/12/2019 12:45 -03

Essa publicitária fez um 'guia do velcro seguro' e é simplesmente perfeito

O projeto foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da publicitária e ilustradora e nós já demos nota 10 por essa OBRA DE ARTE!

Precisamos falar sobre sexo lésbico. E saúde sexual. Mas de que maneira? 

Foi justamente pensando nessa questão, e incomodada pela falta de conteúdo que abordasse esses temas, que a publicitária Nicolle Sartor (@nicollevelcro) resolveu elaborar o “Guia do Velcro Seguro” - e o resultado é simplesmente perfeito.

“Pensei em desenvolver o material como uma alternativa a esse contexto, que invisibiliza e estigmatiza nossas identidades e práticas sexuais enquanto mulheres lésbicas e bissexuais”, compartilha Nicolle em entrevista ao HuffPost Brasil.

″É muito importante que a gente foque na saúde enquanto direito básico para essas mulheres e no direito ao acesso à informação que, infelizmente, ainda é um privilégio, nesse caso. Considerando que a educação sexual e políticas de prevenção de IST ainda são voltadas ao sexo com pênis”, continuou.

Para ela, as demandas de mulheres lésbicas e bissexuais não recebem a devida atenção, por isso a importância de falar especificamente sobre a saúde e o sexo seguro para elas.

“A saída não é universalizar todas as demandas dos grupos em um lugar só, porque acabamos perdendo o foco na efetividade do que se está sendo proposta”, afirma.

O projeto é a versão final do Trabalho de Conclusão de Curso da publicitária e ilustradora, aluna da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), e foi orientado pela professora Juliana Peterman e co-orientado por Lara Cezar.

No Twitter, a Nicolle fez uma thread explicando como funciona o guia:

 

E um glossário para todo mundo entender bem direitinho qual a diferença entre as “dst’s” e “ist’s”

Ela também resumiu como as doenças são transmitidas...

E literalmente desenhou uma vulva para todas as mulheres se conhecerem

O guia também oferece várias opções para o sexo seguro...

E recomenda diversos cuidados para manter a saúde da mulher sempre em dia!

O trabalho da publicitária também está disponível em uma página no Instagram. E quem quiser imprimir o guia e espalhá-lo por aí, basta acessar o documento aqui

 

 

É isso. Nota 10 para ela!