Série disponível no Amazon Prime Video conta a história da alimentação brasileira

Os doces, o cuscuz, a mandioca, a banana, o milho e os temperos são alguns dos temas de 13 episódios.

O maior registro histórico e sociológico sobre a culinária brasileira é o livro História da Alimentação no Brasil, um verdadeiro tratado de 900 páginas escrito por Luís Câmara Cascudo em 1967. Esse registro histórico essencial da nossa História inspirou uma série de mesmo nome que está disponível no Amazon Prime Video.

O livro clássico foi escrito entre 1943 e 1962, quando Câmara Cascudo viajou o Brasil conversando com donas de casa, feirantes, especialistas, estudou a cultura indígena e foi até a África conhecer a origem de muitos de nossos pratos.

A série seguiu os mesmos passos do pesquisador em busca das raízes da alimentação em estados como Bahia, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, e cidades portuguesas como Lisboa, Porto, Évora, Mirandela etc.

Para ter uma ideia, um episódio é uma verdadeira ode à mandioca, em que a série defende a tese de Cascudo de que ela é um ingrediente soberano no Brasil, presente em nossa História desde a chegada dos portugueses durante a nossa fundação.

E o que dizer da banana, tão presente até hoje na nossa dieta? A fruta também ganha um episódio especial com direito à preparação de um purê de banana em um dos mais tradicionais restaurantes de Belo Horizonte.

Os doces brasileiros também ganham espaço na série, com uma viagem ao Pará para acompanhar a produção de chocolate artesanal feito com cacau nativo da Amazônia.

Em tempos em que vivemos em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, a série é um convite para enchermos os olhos com pratos maravilhosos e grandes viagens.

Assista ao trailer abaixo, e veja todos os episódios desta viagem aqui (se possível, não veja com fome).