NOTÍCIAS
17/03/2020 22:14 -03 | Atualizado 17/03/2020 22:45 -03

Bolsonaro afirma que seu segundo teste de coronavírus deu novamente negativo

Presidente foi alvo de panelaço na noite desta terça em São Paulo e há mais atos agendados para quarta.

Adriano Machado / Reuters
Presidente postou informação em suas redes sociais.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta terça-feira (17), que testou negativo de novo para coronavírus. Este foi o segundo exame que ele realizou após retornar dos Estados Unidos e depois da confirmação de que o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, está com covid-19. 

O primeiro exame foi realizado na última quinta (12) e, na sexta (13), o presidente, também por meio das redes sociais, informou o resultado negativo para o novo coronavírus.

Na ocasião, o mandatário postou uma foto fazendo dando “uma banana”, que seria para a imprensa. Segundo ele e reforçado por seu clã em seguida em postagens no Twitter, haveria uma “torcida” do que eles costumam chamar de “mídia tradicional” para que seu teste desse positivo. 

Além de Wajngarten, outras 14 pessoas da comitiva presidencial aos Estados Unidos foram confirmadas com coronavírus, entre elas, algumas que circularam pelo Palácio do Planalto dias antes da viagem e também após o retorno, tendo tido contato com diversas pessoas. 

Já se sabe que a transmissão pode ocorrer por pessoas que sequer apresentam sintomas. 

Apesar disso, no Planalto, os funcionário só serão liberados para fazer home office ao apresentarem atestados médicos quando tiverem sintomas ou com a confirmação de covid-19. 

 

Panelaço

As declarações recentes do mandatário sobre o vírus, que já o classificou como “superdimensionado” e afirmou haver “histeria”, tem levantado críticas contra ele não apenas da oposição, no Congresso e nas redes sociais. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e no DF houve panelaço na noite desta terça e há outro marcado para esta quarta (18).