ENTRETENIMENTO
21/09/2020 10:02 -03

Ainda não assistiu 'Schitt's Creek'? Veja por que ela será sua nova série preferida

Há um bom motivo por trás do sucesso avassalador que a produção canadense teve no Emmy 2020.

Você pode até já ter ouvido falar Schitt’s Creek, mas pode estar no (cada vez menor) grupo de pessoas que ainda não mergulhou de cabeça nas cinco temporadas dessa série de comédia canadense que estourou tardiamente.

No entanto, depois de varrer a concorrência no Emmy 2020 (ganhando absolutamente todos os prêmios em disputa na categoria das comédias), e com um longo inverno pela frente para todos nós ainda isolados em casa, agora é o momento perfeito para ficar preso à esse grupo de peixes fora da água que todo mundo está falando sobre.

Netflix
Schitt's Creek

É muito 2020

Uma família de cinco pessoas forçada a viver muito perto um do outro em circunstâncias estressantes parece muito familiar, não acha? Não é à toa que a popularidade do programa disparou nos últimos seis meses.

Todos são bem-vindos

Schitt’s Creek é uma zona livre de ódio. O fato de David - um dos personagens principais vividos pelo criador da série, Dan Levy - ser homossexual nunca é mencionado, ou melhor, usado como piada. O mesmo vale para Ronnie (outra personagem de peso na trama, vivido por Karen Robinson). Em vez disso, suas sexualidades são casuais e tão normais quanto qualquer um dos personagens heterossexuais. Isso pode não parecer muito, mas para um programa de grande sucesso, normalizar as pessoas LGBTQ dessa forma e não parecer uma ferramenta de marketing ainda é bastante radical - mesmo em 2020.

Falando no GLAAD Gala - prêmio de mídia da comunidade LGBTQ - no ano passado, Daniel Levy disse que “aproveitou a oportunidade para fazer uma série que pode, à sua maneira, oferecer algum apoio, encorajamento e amor para aqueles que podem não ter essas coisas em suas casas, na escola ou em seu dia a dia em geral.”

Ele acrescentou: “É um lugar onde a aceitação incuba alegria e cria uma clareza que permite que as pessoas se vejam mais profundamente. É ficção, sim. Mas sempre me disseram para liderar pelo exemplo e isso parecia um bom lugar para começar. ”

Um grupo de mães com crianças LGBTQ escreveu uma carta de agradecimento verdadeiramente linda para o elenco de #SchittsCreek e eu não conseguia parar de chorar enquanto era lida em voz alta para os atores.

Moira Mora Moira

O que há para não amar na matriarca de Catherine O’Hara como Moira Rose?

Primeiro, há *aquele* sotaque. É canadense? É inglês? Não é nem um, nem outro e às vezes não é nem uma mistura de ambos. Mas é definitivamente 100% maluco. Como a pronúncia de Moira para ‘baby’.

 

Jogue na mistura o extenso vocabulário de Moira. Esta mulher consegue transformar uma frase como nenhuma outra. Como quando ela diz ao filho David para “parar de agir como um pelicano descontente” ou avisa seu marido Johnny para ser “cuidadoso, para não sofrer vertigens devido às alturas vertiginosas de seu fundamento moral”.

Quando se trata de réplicas, Moira poderia dar a Karen Walker (de Will & Grace) uma concorrente à altura. Imagine se esses dois mundos colidissem? Alguém, por favor, ligue para Daniel Levy!

E nem vamos falar muito do poço sem fundo que é sua coleção de perucas, também conhecida como ‘As Garotas’.

 

As aventuras de Alexis Rose

A filha de Moira e Johnny tinha uma vida e tanto antes de ser forçada a morar com eles no Motel Rosebud, que é onde eles geralmente ouvem sobre suas aventuras selvagens pela primeira vez.

Como quando ela recebeu uma multa por dirigir em uma loja Prada: “Para ser justo, parecia a entrada de um estacionamento. E eu estava chapada na época.” Ou quando ela foi “feita refém no iate de David Geffen por piratas somalis por uma semana e ninguém respondeu minhas mensagens?” E aquela vez em que ela namorou o sobrinho de um sultão que “foi proibido de falar comigo ou mesmo de olhar para mim, e fizemos isso funcionar por meio de uma mudança de regimes”. Selvagem.

Ah, e seria errado da nossa parte não dar uma menção especial ao seu breve reality show, A Little Bit Alexis...

As roupas

Existe um moletom monocromático que David nunca usou? Nós duvidamos disso. E ainda estamos tentando descobrir como Moira encaixa todas as suas roupas icônicas naquele guarda-roupa minúsculo de motel, considerando que ela nunca usou o mesmo visual duas vezes.

Stevie

A recepcionista do motel tem uma expressão inexpressiva quase o tempo todo e não se impressiona com quase nada, mas ela é a heroína anônima da série (até Moira disse que ela era “legal”). Você pode duvidar no começo, mas será por ela que você vai acabar torcendo por todo o caminho - especialmente quando ela realmente sair de sua zona de conforto.

Como quando a cidade faz uma montagem do musical Cabaret e colocou Stevie no papel central... De explodir corações!

 

As beldades

Sim, nós realmente somos superficiais. A própria Schitt’s Creek pode não ser o lugar visualmente mais atraente do mundo, mas muitos de seus habitantes compensam isso...

Netflix
Jake (Steve Lund).
Netflix
Mutt Schitt (Tim Rozon).
Netflix
Ted Mullens (Dustin Milligan).


Onde ver no Brasil

Em alguns países do mundo, Schitt’s Creek está disponível na Netflix, mas não no Brasil. Por aqui é um pouco mais complicado assistir a série. Na TV a cabo, quem transmite a série é o canal Comedy Central (confira a programação aqui). Já em streaming, você pode encontrar três temporadas no Now, e cinco das seis temporadas de Schitt’s Creek no Paramount+, serviço que você paga mensalidade à parte dentro do Amazon Prime Video.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost