NOTÍCIAS
28/07/2019 14:10 -03 | Atualizado 28/07/2019 14:41 -03

Atriz Ruth de Souza morre aos 98 anos no Rio de Janeiro

Carioca foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal e iniciou a trajetória na TV Globo em 1968, em novela de Janete Clair.

Renato Rocha Miranda/TV Globo
Ruth de Souza em cena de "Na forma da lei", de 2010, na TV Globo.

A atriz Ruth de Souza morreu neste domingo (18), aos 98 anos, no Rio de Janeiro. Segundo informações do G1, ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana desde o dia 25.

A causa da morte não foi divulgada. À época da internação, no início desta semana, a assessoria da unidade de saúde afirmou que não estava autorizada pela família da atriz a divulgar outras informações sobre sua internação.

O jornal O Globo informa que a atriz tinha quadro de pneumonia.

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Pioneira, ela era conhecida como a “dama negra da televisão” e abriu caminho para mulheres negras no audiovisual brasileiro.

Reprodução/Memória Globo
Ruth em sua primeira novela da TV Globo, Passo dos Ventos, escrita por Janete Clair

Ruth foi a não só a primeira atriz brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, em 1954; como foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal.

Na TV Globo, ela iniciou carreira em 1968, na novela Passo dos Ventos de Janete Clair. Seu último trabalho foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora, da mesma emissora, em 2019.

Neste ano, Ruth também foi homenageada pela escola de samba Santa Cruz durante desfile da Série A do carnaval do Rio.