COMIDA
23/04/2019 08:36 -03

O segredo para um repolho ficar realmente saboroso

Vegetal custa barato, é muito nutritivo – e pode ser delicioso.

O repolho não é o produto mais atraente da seção de verduras e legumes do supermercado nem a estrela da feira. Ele costuma ser relegado às saladas e para muita gente é sinônimo de regime da sopa ou de... Gases! Mas o repolho é muito mais que uma verdura sem graça.

Esse crucífero é muito versátil: ele pode ser refogado, cozido, grelhado, recheado, fermentado e até mesmo usado como espaguete numa sopa. Não só custa muito barato, mas também oferece muitos nutrientes. O repolho tem poucas calorias, é uma excelente fonte de fibras e contém antioxidantes e vitaminas K e C. Também ajuda na digestão, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda a regular a pressão arterial.

Kelly Paige
Da esquerda para a direita: repolho comum, crespo, roxo e napa (repolho chinês).

Conheça os 4 tipos de repolho

Existem 4 tipos principais de repolho. O repolho comum, ou verde, é o mais popular e consumido. É como aquela camiseta branca – funciona em todas as temporadas e vai bem com tudo. As folhas são firmes e crocantes; fica ótimo em saladas e coleslaws, bem como refogado e até mesmo grelhado.

O repolho roxo é um pouco menor que o verde, com uma cor próxima do magenta, e pode substituir o repolho comum em todas as preparações. Suas folhas são bem firmes, ótimas para cozidos, na grelha ou para fazer picles.

O repolho crespo, ou savoy, leva o prêmio de mais bonito. Suas folhas são mais macias e têm sabor suave, perfeitas para rechear.

O repolho chinês, também conhecido como repolho napa, tem formato oblongo e folhas verde-claro, de sabor sutil. Esse ingrediente é usado para fazer kimchi, um tipo de conserva fermentada, mas também fica ótimo em fatias finas ou refogado.

Todo mundo sabe que repolho vai bem em saladas ou coleslaws, mas há várias outras preparações deliciosas.

Kelly Paige
O repolho verde fica perfeito na grelha.

Repolho Grelhado

Corte bifes grossos e coloque na grelha. As folhas externas ficam queimadas e crocantes, e as internas, macias. Como sugestão, experimente essas receitas de Salada César com Repolho Grelhado ou Bifes de Repolho com Bacon.

Use: repolho comum ou roxo

Repolho Assado

Um pouco de azeite, sal e pimenta do reino e um forno quente transforma o repolho em um acompanhamento delicioso, com poucos carboidratos. Para dar um toque a mais, polvilhe parmesão ralado, nozes e limão, conforme essa receita de Repolho Grelhado com Nozes, Parmesão e Balsâmico.

Use: repolho comum ou crespo

Kelly Paige
O repolho crespo em fatias fininhas é perfeito para fazer kimchi.

Repolho Fermentado

O repolho fermentado é um super-herói do sistema digestivo. Fazer seu próprio chucrute ou kimchi é a maneira perfeita de usar as sobras da geladeira, e toma apenas 10 minutos. Experimente essa receita de chucrute com cúrcuma em uma salada ou para incrementar sanduíches. Ou então esse kimchi fácil, que combina com qualquer prato asiático.

Use: repolho chinês

Ensopado de Repolho

Ensopados são as preparações mais clássicas para o repolho – e uma das mais deliciosas. Basta acrescentar um pouco de bacon defumado, açúcar e vinagre. Experimente esta receita alemã de Repolho Roxo Ensopado com Bacon e Dill. 

Use: repolho roxo

Repolho Recheado

Quando você pensa em repolho recheado, a primeira coisa que vem à mente é o charuto, com recheio de arroz e carne moída, cozido em água ou molho de tomate. Mas há várias outras possibilidades, como Bolinhos Asiáticos de Repolho com Carne de Porco, Enchiladas ou Enroladinhos de Lasanha.

Use: repolho crespo

Repolho Frito

Na dúvida, não tem como errar com verduras e legumes fritos. Rale o repolho e frite, como nesta receita de Panquecas de Repolho Crespo

Use: repolho comum

Kelly Paige
O repolho crespo é um ótimo veículo para outras comidas deliciosas.

Enrolado

As dietas paleo e ceto ajudaram a reviver a popularidade do repolho – que funciona como alternativa ao pão para sanduíches e wraps. Eis algumas ideias: Wrap BLT de Repolho, Wrap de Salada com Frango Missô e Manga, Burritos de Café da Manhã e Wraps de Repolho Crespo com Molho de Manteiga de Amendoim.

Use: Repolho comum ou crespo

Não tenha medo de pegar um repolho da próxima vez que for ao supermercado ou à feira. Você vai ficar surpreso com o que vai conseguir criar.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.